Objetivo é apurar impactos ambientais e riscos à população durante as intervenções no Túnel Verde
O Ministério Público, por meio do promotor de Defesa Comunitária Érico Barin, instaurou um inquérito civil para apurar e prevenir possíveis danos ambientais e paisagísticos decorrentes da supressão das tipuanas do Túnel Verde da Rua Marechal Floriano. Conforme a portaria assinada pelo promotor, a medida também visa prevenir riscos aos cidadãos que transitam, residem ou trabalham na área.
A ação do MP foi motivada pela queda e remoção de quatro tipuanas em meio às obras de revitalização da via, além de relatos de irregularidades na condução do projeto. Segundo o promotor Érico Barin, até o momento, não foi apresentado nenhum parecer técnico que explicasse a remoção ou queda das árvores. Barin ainda solicitou vistoria da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a fim de avaliar, tecnicamente, se as tipuanas que, supostamente, estão com as raízes cortadas, são, de fato, irrecuperáveis.
Durante reunião nesta terça, o prefeito Sérgio Moraes afirmou que algumas tipuanas tiveram as raízes cortadas durante o ano passado, o que teria comprometido sua estabilidade. Na mesma reunião, Moraes declarou que as obras de revitalização da Rua Marechal Floriano não serão paralisadas. Ele afirmou que as intervenções são necessárias para evitar tragédias ou danos à integridade física de pedestres e ao patrimônio construído.
No entanto, o Ministério Público reforçou na portaria a necessidade de suspensão temporária das obras até a obtenção de laudos técnicos que justifiquem a continuidade das intervenções. O inquérito também exige providências imediatas para prevenir novos incidentes. Ainda de acordo com Barin, o objetivo é garantir que todas as decisões futuras sejam tomadas com base em critérios técnicos e jurídicos sólidos.
Leia também
- “Temos documentos que mostram que o outro governo retirou raízes”, afirma Sérgio Moraes sobre tipuanas
- Sérgio Moraes descarta paralisar obra do Calçadão da Floriano
- MP sugere paralisação de obras no Calçadão da Floriano após novas quedas de tipuanas
- Mais duas tipuanas cedem na Rua Marechal Floriano
- Prefeitura apresentará projeto que prevê revitalização do Túnel Verde da Floriano
- Defesa Civil determina remoção de segunda tipuana do Túnel Verde na Floriano
Notícias relacionadas

Prefeitura de Santa Cruz solicita mil novas casas ao Ministério das Cidades
A medida visa atender à crescente demanda habitacional na cidade

Mato Leitão abre processo seletivo para contratação na área da educação
Inscrições devem ser feitas na recepção do Centro Administrativo Municipal

“Vamos terminar com a intolerância religiosa dentro dessa cidade”, diz presidente do Conselho do Povo de Terreiro de Santa Cruz
Em entrevista, representantes afirmaram que o município ainda está longe de uma verdadeira mudança

Confira dicas de como evitar golpes e curtir o Carnaval com segurança
Em meio aos blocos de rua e desfiles, criminosos aproveitam a aglomeração para causar prejuízos