Sobre o Grupo Arauto

A história do Grupo Arauto de Comunicação tem início em setembro de 1986, por ocasião do nascimento do Jornal Vera-Cruzense, com foco editorial voltado a Vera Cruz. Posteriormente, pela visão e conteúdo mais abrangente e regional, alterou o nome para Jornal Arauto, portanto, o embrião deste grupo de comunicação.

A ativação da primeira rádio, FM 95,7, em Vera Cruz, no ano de 2011, foi o passo seguinte. Em 2016, com o anseio de estar mais presente nos meios digitais, surge o Portal Arauto. Já em 2017, visando proximidade com a comunidade regional, o Grupo Arauto inaugura a segunda sede, em Santa Cruz do Sul.

A ativação da segunda emissora de rádio ocorre em 2018, no Vale do Taquari: Arauto FM 90,5, sediada em Mato Leitão. Em 2019 acontece uma grande remodelação no Jornal e a criação da identidade de Grupo Arauto de Comunicação. Em 2020, mais uma vez com o intuito de se aproximar dos ouvintes, a Arauto FM 90,5 inaugura sede e estúdio avançado em Venâncio Aires.

A Arauto Select é um projeto alternativo do Grupo Arauto para atender um seleto público por meio de um canal de rádio na web. A emissora contempla quem aprecia as canções clássicas das décadas de 80, 90 e 2000. A programação é cuidadosamente concebida, respeitando as preferências do público. A Arauto Select é própria para ambientes que requeiram concentração e proporciona tranquilidade e harmonia.

Outra inovação é a plataforma ArautoPlay. Após a aquisição e estruturação da Unidade Móvel de Transmissão e de um moderno estúdio de vídeo, na unidade de Vera Cruz, mais uma marca foi incorporada ao cast do Grupo Arauto de Comunicação.

As sedes do Grupo Arauto estão na Rua Jacob Blész, 38, no Centro de Vera Cruz; na Rua Venâncio Aires, 5, no Centro de Santa Cruz do Sul; na rua Rua Leopoldo Aloisio Hinterholz, 591, no Centro de Mato Leitão; e na Rua Getúlio Vargas, 1140, no Centro de Venâncio Aires.

 

Abrangência

O Jornal Arauto circula nos municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Vale do Sol, com edições bissemanais, às terças e sextas-feiras.

Arauto FM 95,7 tem atuação voltada aos municípios do Vale do Rio Pardo, com abrangência também em cidades da região central e Centro Serra do Rio Grande do Sul. Já a Arauto FM 90,5 tem o olhar voltado a Venâncio Aires, estendendo a cobertura também a cidades do Vale do Taquari.

O Portal Arauto, que funciona de forma integrada nas cidades de Vera Cruz, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, atua nas regiões do Vale do Rio Pardo e Taquari, além de cidades da região central e Centro Serra do Rio Grande do Sul. Acontecimentos relevantes em níveis estadual e nacional também ganham notoriedade através do Portal Arauto, que a cada dia mais tem despertado o interesse de leitores tanto do Rio Grande do Sul como de fora dele.

Portal Arauto | Valores

Prezar pela verdade e precisão na descrição dos fatos

Aproximar as necessidades da comunidade das soluções

Entregar ao público leitor conteúdos relevantes

Manter a imparcialidade dos fatos, não emitindo opinião

Buscar objetividade e concisão na construção das publicações

Não se deixar intimidar pelos interesses das fontes

Contemplar todos os lados identificados nos fatos

Reconhecer e corrigir erros

Conteúdo

Notícias: produzidas pela equipe de jornalismo do Portal Arauto. Conteúdo original ou produzido por parceiros, relatando fatos e seguindo o princípio da imparcialidade. As notícias não contam com opiniões dos autores, apenas expressam e detalham fatos.

Conteúdo patrocinado: produzido pela equipe de jornalismo do Portal Arauto ou pelas assessorias dos parceiros. As informações, de interesse público, são divulgadas por organizações que buscam divulgar mensagens e ideias.

Coberturas especiais: envolvem grande parte da equipe do Portal Arauto. São, na maioria das vezes, grandes eventos, de relevante interesse público, que atraem importante atenção dos espectadores. Acontecimentos como esses, normalmente, além de gerarem capas especiais, originam materiais gráficos, fotográficos, em vídeo, entre outros.

Fotos: importantes fontes de ilustração que atraem e despertam o interesse dos leitores. O Portal Arauto produz ilustrações, fotos, gráficos, infográficos e artes. Além disso, também podem ser usadas imagens, que não tenham direito reservado, de outras fontes. Todo o material é creditado e ganha legenda. Os créditos são destinados a pessoas físicas, organizações e têm origem definida. Imagens de crianças e adolescentes só serão publicadas com autorização. Fotos que tragam constrangimento a pessoas ou organizações, ou que mostrem crianças e adolescentes em conflito com a lei, não serão publicadas.

Vídeos: produzidos pela equipe multimídia do Portal Arauto ou editados a partir de imagens coletadas por fontes parceiras. Seguem também os preceitos da imparcialidade e são editados mostrando a verdade sobre os fatos. São, normalmente, produzidos para as redes sociais e incluídos como fonte multimídia nas matérias publicadas pelo Portal Arauto.

Áudios: produzidos pela equipe do Portal Arauto ou editados a partir de mensagens coletadas por fontes parceiras. Seguem também os preceitos da imparcialidade e são editados mostrando a verdade sobre os fatos. São, normalmente, produzidos exclusivamente para contribuir com a caracterização de fatos publicados pelo Portal Arauto.

Equipe

Os profissionais do Portal Arauto têm como foco explorar fatos, assuntos do cotidiano e temas próximos dos leitores. As matérias publicadas no Portal Arauto recebem a assinatura do(s) profissional(is) envolvido(s) na publicação. Além do principal envolvido com a publicação, a menção “colaboração” também é usada no caso do envolvimento de outros profissionais.

Apuração e produção

A equipe do Portal Arauto é formada por jornalistas e produtores, que pela proximidade com as fontes e credibilidade, recebem diariamente diversas sugestões. As possibilidades são levadas a reuniões e discutidas individualmente para que possam ser trabalhadas da melhor forma possível.

A partir daí a pauta é destinada a um ou mais membros da equipe, que focam no trabalho de apuração, seguindo os preceitos da imparcialidade, liberdade de expressão e democracia. Independentemente de quem seja ou qual cargo ocupe, o Portal Arauto dá voz aos envolvidos no fato, além de aproximar as demandas das comunidades dos órgãos competentes.

Após o processo de apuração, a produção é feita pelos membros da equipe. Antes de ser publicada, a editoria realiza nova checagem e questiona os realizadores sobre novas possibilidades.

Sugestões de pauta podem ser enviadas pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 9 9326-9007.

Correções

O Portal Arauto tem a credibilidade como seu maior patrimônio e, portanto, é muito rigoroso na apuração, produção e edição dos conteúdos publicados. No entanto, erros podem ocorrer e, quando forem factuais ou indutivos a interpretações incorretas, são imediatamente corrigidos.

A errata ou esclarecimento é incluída e registrada na própria matéria. Aos que se sentirem prejudicados ou queiram realizar esclarecimentos, o Portal Arauto garante o espaço para retratação. Os erros podem ser informados à equipe do Portal Arauto por meio do e-mail [email protected].

Diversidade

O Portal Arauto tem uma equipe formada por profissionais que, independentemente de cor, crédulo, orientação sexual, classe social ou opção política, baseiam suas ações na meritocracia e competência. Esse também é nosso preceito no momento da contratação, ou seja, repreender os comportamentos discriminatórios não só dentro da organização, como também nas publicações feitas por leitores em redes sociais.

Entendemos que isso contribui para a diminuição do desequilíbrio e torna nossas ações mais justas e democráticas. Promovemos, ainda, a igualdade e assumimos o compromisso, agindo com responsabilidade social, provocando assim o engajamento e a produtividade da equipe. Promovendo a diversidade conseguimos oxigenar projetos, o que influencia no resultado dos negócios.

Assédio

Trabalhamos em um ambiente familiar, respeitando a liberdade de cada um e oferecendo um espaço para que todos se sintam à vontade para compartilhar e questionar comportamentos que possam gerar desconforto ou se tornem assédio. Entendemos, no entanto, que o assédio não se limita ao ambiente da organização e está presente na sociedade. Combatemos e divulgamos não só as formas como também as atitudes que possam caracterizar assédio.

Vídeos curtos