Objetivo é apurar impactos ambientais e riscos à população durante as intervenções no Túnel Verde
O Ministério Público, por meio do promotor de Defesa Comunitária Érico Barin, instaurou um inquérito civil para apurar e prevenir possíveis danos ambientais e paisagísticos decorrentes da supressão das tipuanas do Túnel Verde da Rua Marechal Floriano. Conforme a portaria assinada pelo promotor, a medida também visa prevenir riscos aos cidadãos que transitam, residem ou trabalham na área.
A ação do MP foi motivada pela queda e remoção de quatro tipuanas em meio às obras de revitalização da via, além de relatos de irregularidades na condução do projeto. Segundo o promotor Érico Barin, até o momento, não foi apresentado nenhum parecer técnico que explicasse a remoção ou queda das árvores. Barin ainda solicitou vistoria da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a fim de avaliar, tecnicamente, se as tipuanas que, supostamente, estão com as raízes cortadas, são, de fato, irrecuperáveis.
Durante reunião nesta terça, o prefeito Sérgio Moraes afirmou que algumas tipuanas tiveram as raízes cortadas durante o ano passado, o que teria comprometido sua estabilidade. Na mesma reunião, Moraes declarou que as obras de revitalização da Rua Marechal Floriano não serão paralisadas. Ele afirmou que as intervenções são necessárias para evitar tragédias ou danos à integridade física de pedestres e ao patrimônio construído.
No entanto, o Ministério Público reforçou na portaria a necessidade de suspensão temporária das obras até a obtenção de laudos técnicos que justifiquem a continuidade das intervenções. O inquérito também exige providências imediatas para prevenir novos incidentes. Ainda de acordo com Barin, o objetivo é garantir que todas as decisões futuras sejam tomadas com base em critérios técnicos e jurídicos sólidos.
Leia também
- “Temos documentos que mostram que o outro governo retirou raízes”, afirma Sérgio Moraes sobre tipuanas
- Sérgio Moraes descarta paralisar obra do Calçadão da Floriano
- MP sugere paralisação de obras no Calçadão da Floriano após novas quedas de tipuanas
- Mais duas tipuanas cedem na Rua Marechal Floriano
- Prefeitura apresentará projeto que prevê revitalização do Túnel Verde da Floriano
- Defesa Civil determina remoção de segunda tipuana do Túnel Verde na Floriano
Notícias relacionadas

Café pesa no bolso e deve continuar subindo em 2024; entenda os motivos
Preço da bebida nas prateleiras do varejo já acumula um aumento de 46%

Prefeitura de Santa Cruz pode realizar novo Concurso Público em 2026
Estudo deve ser feito para identificar as carências no funcionalismo municipal e assim identificar quais cargos e secretarias precisam de contratações

Estudantes cobram esclarecimentos sobre suspensão de cursos em faculdade de Santa Cruz
Manifestação ocorreu nesta sexta-feira

“Nenhuma família ficará sem casa”, afirma secretário Nacional de Habitação
Augusto Rabelo esteve reunido com a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social para entender demandas do município