Continua valendo o recesso de 60 dias
Foi rejeitada, durante sessão nesta segunda-feira (20), a redução do período de recesso do Legislativo santa-cruzense. De autoria do vereador Alex Knak, do PMDB, a proposta sugeria extinguir o recesso no início de cada legislatura e abreviar o período nos demais anos para 30 dias de férias. Além disso, a medida previa que a Câmara realizasse, anualmente, reuniões ordinárias de 20 de janeiro a 20 de dezembro.
Com isso, continua vigorando o disposto na Emenda à Lei Orgânica nº 04, de 14 de fevereiro de 2008, pela qual a Câmara se reúne, anualmente, de 15 de fevereiro a 15 de dezembro. Portanto, o período de recesso é de 60 dias por ano. Votaram contra o projeto os vereadores Edmar Guilherme Hermany (PP), Hildo Ney Caspary (PP), Elstor Renato Desbessell (PTB), Francisco Carlos Smidt (PTB), Licério José Agnes (PP), André Francisco Scheibler (SD) e o voto do presidente Paulo Henrique Lersch (PT). Como se tratava de emenda à Lei Orgânica, seriam necessários 12 votos favoráveis.
Em seu pronunciamento, Alex Knak, disse que a maior economia é um trabalho sério. "Tomar posse e esperar quase dois meses é um absurdo. O certo era que já tivessemos trabalhado na primeira segunda do ano. Respeito as opiniões contrárias, mas acredito que é um projeto alicerçado nos principios da boa política. Exemplos já temos em outros municípios, como Vera Cruz e Venâncio Aires, por exemplo", fala.
Já Hildo Ney, contrário ao projeto, salientou que os dois meses de férias equivalem entre R$ 5 e R$ 10 mil por mês de economia, com energia, por exemplo. "A máquina pública está se deteriorando e sou contra qualquer coisa que vá contrária à economicidade". Ele ainda lembrou que está sempre pronto para atender os pedidos de reuniões extraordinárias (que ocorrem durante o recesso) que, desde 2009, o Legislativo não é mais remunerado para comparecer nestes encontros.
Confira a sessão:
Notícias relacionadas
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD