Proposta visa engajar o setor privado na causa; entenda
A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou projeto de lei (PL) que implementa o Selo Empresa Amiga dos Animais no município. A iniciativa da vereadora Alessandra Ludwig (PDT) busca incentivar o setor privado a se engajar na causa animal por meio de ações de proteção, cuidado e apoio a programas municipais.
Conforme a proposta, o selo será concedido anualmente pelo Legislativo para empresas indicadas pela Comissão de Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente (Camos). Para isso, os integrantes da comissão vão analisar as ações realizadas ao longo do ano pelos empreendimentos venâncio-airenses. Além disso, o selo terá validade de dois anos e poderá, mediante continuidade ou ampliação das ações, ser renovado.
Proponente do PL, Alessandra explica que para receber o selo a empresa precisará atender a pelo menos um dos critérios estabelecidos. São eles, apoiar financeiramente ou com recursos materiais programas municipais como castração, vacinação e adoção responsável; promover campanhas educativas sobre bem-estar animal; firmar parcerias com ONGs, protetores independentes ou o poder público para resgate, cuidado e abrigo de animais; desenvolver programas internos que incentivem a adoção responsável; ou contribuir para a manutenção de espaços públicos dedicados ao cuidado animal, como clínicas veterinárias e abrigos.
“Venâncio Aires dá um passo importante na defesa e bem-estar dos animais, com a criação do selo. Essa iniciativa do nosso gabinete buscou incentivar o setor privado e engajar mais a causa animal. Essa certificação ocorrerá anualmente no mês de dezembro, reconhecendo até três empresas públicas, que demonstraram esse comprometimento com a causa animal”, detalha a parlamentar.
Ainda conforme Alessandra, as despesas necessárias para execução da lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias do Legislativo, podendo ser suplementada se necessário.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão