Falta do registro biométrico pode dificultar a obtenção de empréstimos, a participação em concursos públicos, dentre outras sanções
Rio Pardo figura na lista dos 56 municípios do Rio Grande do Sul com os menores índices de eleitores com biometria cadastrada. Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS), apenas 24.820 dos 29.445 eleitores aptos no município já realizaram o procedimento, o que representa 84,29% do total.
Para reverter esse cenário e aumentar a cobertura biométrica no estado, o TRE-RS lançou a campanha “Sua digital, nossa cidadania”. A iniciativa busca estimular os eleitores gaúchos a comparecerem aos cartórios eleitorais para realizar o cadastro da biometria. O objetivo é atingir 100% de adesão antes do fechamento do cadastro eleitoral em maio de 2026.
Atualmente, 84% dos eleitores gaúchos já possuem a biometria registrada, mas em algumas cidades, incluindo Porto Alegre, o índice é inferior a 70%. O presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, reforçou que, apesar de a biometria não ser obrigatória para votar neste momento, isso pode mudar nas próximas eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode decidir pela exigência do reconhecimento digital nas urnas já para o pleito de 2026.
O tribunal alerta, ainda, que eleitores sem biometria podem ser convocados para revisão do cadastro eleitoral. Caso não compareçam, correm o risco de ter o título cancelado, o que pode resultar em diversas restrições, como impedimento para obter passaporte, carteira de identidade e bloqueio de salários para servidores públicos. Além disso, a falta do registro biométrico pode dificultar a obtenção de empréstimos, a participação em concursos públicos e o acesso a benefícios sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os eleitores de Rio Pardo que ainda não realizaram o cadastro biométrico devem comparecer ao cartório eleitoral da cidade com documento oficial com foto e comprovante de residência. O atendimento pode ser agendado previamente pelo site do TRE-RS.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão