Objetivo é proporcionar o crescimento dos municípios com um meio ambiente equilibrado e sustentável
Na manhã desta sexta-feira (27), o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) deu mais um passo importante no rumo do desenvolvimento sustentável e lançou a Agenda Ambiental 2030 Cisvale. O projeto foi apresentado em um café da manhã, realizado no Hotel Águas Claras, e contou com a presença de diversas autoridades regionais.
Leia também: Empresa santa-cruzense fica em primeiro lugar no ranking de CleanTechs no Brasil
Com o objetivo de proporcionar o crescimento dos municípios com um meio ambiente equilibrado e sustentável, a Agenda Ambiental 2030 Cisvale conta com 30 projetos, que deverão contar com parcerias público-privadas.
O presidente do Cisvale, Gilson Becker, explicou que a parte inicial da proposta irá contemplar projetos de conscientização, divulgação e envolvimento da comunidade, através das escolas. A Faculdade Dom Alberto é a responsável pela elaboração do Plano Estratégico que norteia as ações da agenda.
Becker destacou também como o projeto contribui para a prevenção de futuras tragédias climáticas na região.
“Nós estamos todos buscando refletir e realizar ações reparatórias de todos os danos que já foram causados por esta série de eventos climáticos intensos que tivemos. É o momento de incentivar e fomentar cada vez mais a questão da necessidade do equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, que precisam andar juntos. Buscamos fomentar isso, para que nós possamos minimizar esses impactos tão intensos que estão sendo provocados pelos eventos climáticos que vem ocorrendo”, disse.
O geólogo José Alberto Wenzel foi presidente do Cisvale nos anos de 2006 e 2007, tendo um protagonismo na construção e desenvolvimento do consórcio. Na oportunidade, foi homenageado e destacou a importância da área ambiental. “É necessário saber valorizar as questões políticas, este projeto é um exemplo. Eu estou muito otimista com o trabalho que vai ser feito. Se há algo decisivo e importante é a questão ambiental. As mudanças climáticas estão aí, precisamos enxergar. Vamos ser cobrados por isso. Depois será difícil segurar o que vem pela frente, pois na área ambiental, depois do estrago feito, é muito difícil arrumar”, ressaltou.
Cisvale
O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo atua nas áreas de saúde, meio ambiente e turismo, com foco no crescimento sustentável e no crescimento da região. É base de serviços essenciais para 17 municípios, alcançando e beneficiando uma população superior a 400 mil pessoas, em todo o Vale do Rio Pardo e regiões próximas, atuando na aquisição consorciada de medicamentos, consultas, exames, tratamentos, licenças ambientais e apoio às redes de atendimento ao autismo.
Notícias relacionadas
Clínica de Odontologia da Unisc abre vaga para procedimentos de Harmonização Orofacial
Interessados devem entrar em contato nesta terça-feira
Defesa Civil Nacional aprova 309 unidades habitacionais em Venâncio Aires
Casas são do Programa Minha Casa, Minha Vida – Reconstrução, na modalidade Compra Assistida
Associação de Bandas de Santa Cruz elege diretoria
A presidência ficou com Marcel Knak, tendo como vice Vanderlei Stoelben
Amanda Kappel é eleita a nova presidente da Caciva
Gestão inicia em janeiro do próximo ano; posse da nova diretoria deve ocorrer ainda em dezembro