A iniciativa visa reforçar a segurança dos profissionais e pacientes
Representantes das Secretarias Municipais da Saúde e da Segurança e Trânsito se reuniram com o prefeito Sérgio Moraes, na tarde desta quarta-feira, 2 de abril, para definir detalhes da instalação de botões de pânico nos postos de saúde de Santa Cruz do Sul. A iniciativa visa reforçar a segurança dos profissionais e pacientes, especialmente após um episódio recente de agressão a uma médica durante uma consulta na Estratégia da Saúde da Família (ESF) Glória, no bairro Santa Vitória.
O botão de pânico permite o envio imediato de um alerta para uma central de monitoramento em situações de risco. O funcionamento desses dispositivos nos postos de saúde seguirá o modelo já adotado nas escolas municipais, garantindo uma resposta ágil das autoridades.
Para o prefeito Sérgio Moraes, a medida representa um compromisso com a segurança dos profissionais e usuários da saúde pública. “Nossos servidores e a comunidade merecem atendimento em um ambiente seguro. Essa tecnologia vem para garantir uma resposta rápida e eficaz diante de qualquer situação de emergência”, destaca.
O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Rabuske, explica que todos os 33 postos de saúde do município — 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 6 Estratégias de Saúde da Família (ESF) — devem receber o equipamento em até 15 dias. “O botão de pânico funciona por meio de um aplicativo instalado em um celular que ficará sob responsabilidade dos coordenadores dos postos. Assim, em caso de emergência, o acionamento será rápido e eficiente, protegendo tanto os profissionais quanto a comunidade que frequenta esses espaços públicos”, detalha Rabuske.
Já o secretário de Segurança e Trânsito, Reginaldo Martins de Brito, destaca a agilidade do sistema. “O botão fica em local de fácil acesso na tela do celular e, ao ser acionado, dispara um alarme diretamente na base da Guarda Municipal. As viaturas são imediatamente deslocadas para o local, que é identificado via GPS”, explica. Na ESF Glória, onde foi registrado o caso de violência, o equipamento já entrou em operação nesta semana, reforçando a segurança da equipe e dos pacientes.
Notícias relacionadas

Caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul é alerta para a necessidade da vacinação
Paciente é morador da Capital, que retornou de viagem dos Estados Unidos, e não possui comprovação vacinal

Representantes da Corsan e vice-prefeito vistoriam obras de expansão da rede de esgoto
O grupo percorreu as ruas dos bairros Santo Inácio e Verena

Crianças de projeto social recebem prefeito com música e dança em Rio Pardinho
No local, 60 crianças e adolescentes da localidade são atendidas de segunda a quarta-feira, no turno inverso ao da escola

Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda de Santa Cruz promove galeto solidário
Ação é em prol de Melissa da Rosa Oliveira de Assis, que foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda tipo B