Ideia é debatida internamente na Secretaria de Fazenda e tem referência em cidades como Porto Alegre e Gravataí
Visando acompanhar o mundo cada vez mais digital, a Secretaria de Fazenda de Santa Cruz do Sul debate a eliminação dos carnês físicos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a partir de 2024. As alternativas de como esse processo deve se suceder, começa a tomar forma a partir do próximo ano.
Em entrevista ao Portal Arauto, o secretário da pasta, Álvaro Conrad, disse que a ideia deve seguir moldes adotados por Porto Alegre e Gravataí, neste ano. “Nós temos condições de fazer, mas temos que ver sobre a questão legal, pois os municípios ainda precisam notificar o contribuinte sobre o processo de distribuição dos carnês do IPTU, e vamos trabalhar isso no próximo ano, além de conversar com a prefeita e Procuradoria Jurídica”.
De acordo com Conrad, a eliminação dos carnês físicos deve provocar uma grande economia ao Município. “Não se tem os custos com impressão e distribuição”, pontua. Alternativas estudadas pela secretaria, para atender o contribuinte, são a emissão do guia de pagamento pelo site da prefeitura; envio por e-mail; convênio com lotérica ou o contribuinte retirar a via na própria secretaria. “Não temos como fugir disso; os munícipios estão fazendo e nós não podemos ficar parados”, sublinhou.
Como Porto Alegre fez:
Os moradores da Capital Gaúcha já tiveram que se adaptar ao novo modo de pagamento. Para receber as guias do IPTU, os contribuintes tiveram que cadastrar um e-mail para receber a via de pagamento.
A prefeitura colocou à disposição, por meio do site do município, um endereço eletrônico para preenchimento dos dados do pagador como os números de inscrição do imóvel e do CPF ou CNPJ do proprietário/possuidor. Também, aqueles que não se cadastraram tiveram a alternativa de acessar as guias pelo site do IPTU ou pelo aplicativo 156+POA.
Notícias relacionadas
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília
Apae de Candelária inaugura salas de atendimento para autistas
Por meio do Programa TEAcolhe, município será referência para cidades vizinhas
Movimento de Cursilhos de Cristandade deve reunir 800 pessoas em Lajeado neste sábado
Utreia Festiva Diocesana, evento de fé e celebração da amizade, ocorre a partir das 19h