Política

Venâncio reforça apoio ao projeto de concessão da RSC-453 e redução da tarifa-teto do pedágio

Publicado em: 11 de abril de 2025 às 17:30
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Governador Eduardo Leite convocou líderes municipais e entidades empresariais na manhã desta sexta-feira

    O governador Eduardo Leite convocou líderes municipais e entidades empresariais na manhã desta sexta-feira, 11, no Palácio Piratini, para uma reunião de trabalho sobre o programa de concessões rodoviárias do Estado, com foco no Bloco 2, que contempla 415 quilômetros de estradas cortando 32 municípios gaúchos. Por interesses na RSC 453, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, e o secretário municipal de Governança e Gestão, Tiago Quintana, participaram do encontro.

    Apesar de não apresentar grandes novidades com relação aos pedidos encaminhados em audiências públicas, o Governador destacou no encontro que não há mais tempo nem fôlego econômico no Estado para atrasar as concessões. “Devíamos ter feito isso na década de 90 e não fizemos. Hoje, não podemos mais debater as perdas individuais ou nos comparar a Estados que já estão muito mais avançados que nós. Temos uma conta pública enorme que estará, em pouco tempo, batendo a nossa porta e nós devemos fazer a lição de casa”, destacou Eduardo Leite.

    Ao apresentar dados técnicos e resultados de pesquisa de opinião que mostram apoio da população às melhorias na malha viária, Leite sinaliza para a redução na tarifa-teto dos pedágios, o principal pedido dos prefeitos até aqui. “Não temos a condição de trazer aqui qual será o valor. Pois é esse que vai para a disputa do leilão. Mas assim como na 287, existem concessões no país em que o desconto chegou a mais de 50%”, completou.

    Em sua manifestação, o prefeito da Capital do Chimarrão, Jarbas da Rosa, reforçou o apoio ao projeto de concessão e, além da tarifa, solicitou que o governo ampliasse o aporte que, até o momento, é de R$ 1,3 bilhão por meio do Fundo da Reconstrução (Funrigs), para obras de resiliência climática. “Não se trata mais de debater pedágio. Há 27 anos nós pagamos pedágio na região e estamos sem duplicação. Nós queremos nos desenvolver. Queremos rodovias com qualidade e não podemos mais esperar”, destacou o prefeito Jarbas.

    A reunião serviu para intensificar o diálogo e mostrar a disposição do Estado em avançar nas propostas apresentadas pela região, a devolutiva sobre o modelo final de concessão deve ocorrer em um mês. Além do novo valor da tarifa-teto, serão detalhadas todas as obras e prazos do projeto. O leilão será no segundo semestre, possivelmente em outubro, segundo secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.