Proposta entrará em vigor no mês de maio
A partir de maio deste ano, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz vai começar um período de testes com novo horário para início das sessões ordinárias. A proposta é que, durante o próximo mês, as reuniões ocorram às 18h, duas horas mais tarde que o a programação atual, que tem início às 16h.
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a presidente do Legislativo, Nicole Weber (Podemos), explicou que a iniciativa tem como principal objetivo aumentar a participação da comunidade nas atividades legislativas, especialmente daqueles que trabalham durante o horário convencional. A proposta surgiu após anos de debates e requerimentos por parte da própria vereadora, além do apelo de outros parlamentares.
Entretanto, conforme Nicole, medições realizadas internamente apontaram que o público tende a ser maior no início da tarde, por volta das 16h, e não à noite. Os testes anteriores, assim como as observações feitas pelos servidores da casa, revelaram que após as 18h a presença diminui gradativamente. “Inclusive, às 20h e 21h horas está só os parentes que sempre acompanham os vereadores. Quase não tem mais público”, frisou. Mesmo com esse fator, os vereadores decidiram realizar o teste no próximo mês.
Neste novo formato, com a sessão ordinária iniciando às 18h, a cerimônia solene passará a começar às 21h30min. Uma preocupação dos vereadores é em relação ao período do inverno, o que eles entendem que pode ser um dificultador para o público permanecer até o final da sessão. Inicialmente, cogitou-se transferir essas solenidades para outro dia, mas por questões de agenda e viabilidade para os próprios vereadores, a decisão foi manter no mesmo dia e horário.
Ao longo de maio, a presença da comunidade no Plenário Nilton Garibaldi será monitorada. Caso o número de pessoas aumente, o novo horário poderá ser adotado de maneira definitiva para o restante do ano.
Notícias relacionadas

Legislativo recebe 13 projetos para a sessão ordinária
Reunião ocorre nesta segunda-feira, às 16h, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi

Douglas Albers é eleito novo presidente do MDB em Santa Cruz
Nova executiva municipal terá ainda Matheus Ferreira como primeiro vice-presidente e Roberto Moura como segundo vice

“Tivemos uma pedalada orçamentária em Santa Cruz em 2024”, afirma secretário da Fazenda
Segundo Bruno Faller, diversos contratos essenciais foram incluídos apenas parcialmente na peça orçamentária deste ano

MPF pede esclarecimento sobre emenda destinada a Santa Cruz
Repasse de R$ 1,3 milhão foi realizado pelo deputado federal Covatti Filho