Iniciativa visa solucionar o problema com estiagens na cidade
A Prefeitura de Herveiras segue trabalhando para garantir o abastecimento de água à população. Em fevereiro, o prefeito Nazário Kuentzer assinou o contrato para a perfuração e construção de um novo poço artesiano na localidade de Linha Fernandes, definido a partir de um estudo técnico prévio. O poço conta com motobomba submersa e acessórios para otimizar o fornecimento de água.
Além dessa iniciativa, a Administração Municipal busca soluções de longo prazo para enfrentar períodos de estiagem. Entre os projetos em andamento, está a construção de um lago que funcionará como reservatório para garantir a retenção da água. Segundo Kuentzer, a localização para a obra já foi definida e há tratativas para aquisição da área necessária. “Nós moramos aqui no topo do morro, nos 650 metros de altitude, o nosso problema não é enchente, o nosso problema é segurar a água aqui para ela não ir embora, para nós termos uma reserva de água quando der a estiagem”, explicou.
A prefeitura também desenvolve ações para recuperação de nascentes, em parceria com a Secretaria da Agricultura e a Emater, visando aumentar a autossuficiência hídrica dos produtores rurais e melhorar o abastecimento no interior do município. “Temos um trabalho forte nesse sentido”, disse o prefeito.
Para viabilizar a construção do reservatório, a gestão municipal busca recursos junto ao Ministério da Integração e por meio de emendas parlamentares. Um pré-projeto já foi elaborado, e uma empresa foi contratada para desenvolver o projeto arquitetônico completo, que permitirá a futura licitação da obra.
Notícias relacionadas

Botões de pânico serão instalados em todas as unidades de saúde de Santa Cruz
A iniciativa visa reforçar a segurança dos profissionais e pacientes

Servidores municipais participam de programa pré-aposentadoria
Iniciativa será realizado através de quatro encontros ao longo do ano com servidores que tem prevista a aposentadoria em 2025 ou 2026

Unisc tem aprovação para doutorado em Sistemas e Processos Industriais
O programa terá duração de 48 meses com disciplinas sendo oferecidas no campus de Santa Cruz

Abril Verde tem foco na conscientização e prevenção de acidentes de trabalho
Venâncio Aires terá programação com atividades que foram atribuídas pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde