Projeto foi aprovado na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou, na sessão ordinária da última segunda-feira (17), a criação de 25 vagas para o cargo de Assistente de Apoio Escolar. A decisão foi comemorada pela comunidade autista e especialistas da educação, que há anos lutavam pela inclusão deste profissional nas escolas. A Secretaria de Educação do município será responsável pelo treinamento dos profissionais, com o objetivo de garantir competências necessárias para apoiar alunos com diversas necessidades.
A criação das vagas é vista como um avanço significativo para a inclusão de alunos com deficiência, não apenas autistas, mas também com necessidades diversas. “É um avanço muito importante e a gente espera que outros municípios, ao tomarem conhecimento dessa iniciativa pioneira, sigam o exemplo de Santa Cruz do Sul, num efeito dominó positivo.”, afirmou o conselheiro da Associação Luz Azul Hugo Braz.
A luta pela criação do cargo de monitor para alunos com autismo vem desde 2012, com a aprovação da lei federal conhecida com Lei Berenice Piana, que prevê o apoio escolar especializado para esses educandos. No entanto, essa determinação até hoje não tinha sido plenamente cumprida. Aqui no Rio Grande do Sul, desde 2019 a Lei Gaúcha Pró-Autismo também determina a criação desse cargo, mas igualmente ainda não foi cumprida pelo governo estadual.
Pedagoga de educação especial e integrante do Centro Girassol, Thais Campos Teixeira, ressalta o impacto positivo que a medida terá nas salas de aula. “É um avanço de uma luta. Tem tudo para dar certo. Tudo que a gente puder fazer para que o trabalho da gente fique melhor e as pessoas tenham o seu direito garantido, é primordial”, evidencia.
Notícias relacionadas

Projeto de lei quer reduzir tempo de espera em filas de bancos em Santa Cruz
Proposta prevê fiscalização pelo Procon e aplicação de multas para instituições que descumprirem os prazos

IGP busca nova sede em Santa Cruz para ampliar atendimentos
Devido às restrições de espaço físico no local atualmente cedido pela Brigada Militar, a realização de alguns serviços está limitada

Prefeito Sérgio Moraes e deputado Aloísio Classmann discutem avanços regionais
Assuntos de infraestrutura, agronegócio, saúde e educação estiveram na pauta

Projeto de lei propõe pena maior para receptação de celulares roubados
Proposta cria crime de furto qualificado contra roubo por encomenda