Educação

“O calor gera condições insalubres para a aprendizagem”, diz diretora do Cpers sobre adiamento das aulas

Publicado em: 10 de fevereiro de 2025 às 10:17
  • Por
    Kássia Machado
  • Colaboração
    Leandro Porto e Nícolas da Silva
  • Foto: Kássia Machado/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Cira Kaufmann explicou que nem todas as escolas têm ar-condicionado e nem todos os alunos chegam de carro com climatização à instituição de ensino

    O início do ano letivo nas escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul foi adiado para o dia 17 de fevereiro. A decisão, tomada pela Justiça nesse domingo (9), atende a um pedido do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers), que alegou preocupação com as altas temperaturas previstas para a semana.

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a professora e diretora do 18º Núcleo do Cpers, Cira Kaufmann, explicou que nem todas as escolas têm ar-condicionado e nem todos os alunos chegam de carro com ar-condicionado à instituição de ensino. “Muitos deles vão a pé no horário de pico do meio-dia, no auge do sol, ou retornam para suas casas nesse período mais quente do dia, a pé ou de ônibus”, frisou.

    A previsão meteorológica indica que os próximos dias serão marcados por temperaturas recordes no estado, com picos esperados para essa segunda-feira (10) e terça-feira (11). Diante disso, conforme Cira, a preocupação do Cpers é justamente com os impactos que o forte calor pode causar na comunidade escolar. “Isso gera condições insalubres para a aprendizagem e pode causar, inclusive, mal-estar nos estudantes, professores e funcionários. Nós entendemos que há um longo período, temos 200 dias letivos, e o ano letivo termina apenas no final de dezembro”, esclareceu.

    Com essa decisão preliminar, o retorno dos estudantes deve ocorrer no dia 17 de fevereiro. No entanto, ainda nesse domingo (9), o governo do estado recorreu da decisão liminar que suspendeu o início das aulas da rede estadual. Assim, a decisão da desembargadora poderá ser revertida nos próximos dias.

    Leia também