Local foi importante centro para atividades econômicas da época, como o recebimento de mercadorias
A série Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações chega ao quarto episódio. Lançado nesta quinta-feira (27) o vídeo conta, através dos estudos dos historiadores Alexandre Corrêa Figueiró e Mateus Skolaude, sobre a importância da Praça Protásio Alves, em Rio Pardo, ou Praça da Matriz, como é conhecida. O local foi importante centro para a economia e os negócios da época, com recebimento de mercadorias e fiscalizações sobre os produtos da agricultura e da pecuária que ingressavam na região.
O primeiro episódio da série, lançado em janeiro, mostrou a chegada dos alemães ao Estado. Já o segundo, lançado em fevereiro, trouxe o início da colonização no Vale do Rio Pardo. No terceiro, divulgado em março, foi contado um pouco sobre a chegada dos migrantes a Santa Cruz do Sul, mais especificamente a localidade de Linha Santa Cruz. A partir disso, a cultura germânica passou a fazer parte da Terra da Oktoberfest.
Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. O povo contribuiu com o desenvolvimento de muitas cidades no Brasil, em especial, a região de Santa Cruz do Sul, que cultua a tradição e dos costumes do povo alemão.
Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. As publicações são feitas através das redes sociais. Ao final, uma edição especial, em forma de documentário será editada.
Confira os episódios já lançados:
Episódio 1 – A chegada ao Rio Grande do Sul
Episódio 2 – A chegada ao Vale do Rio Pardo
Episódio 3 – A chegada em Linha Santa Cruz
Veja o quarto vídeo da série:
Notícias relacionadas

Botões de pânico serão instalados em todas as unidades de saúde de Santa Cruz
A iniciativa visa reforçar a segurança dos profissionais e pacientes

Servidores municipais participam de programa pré-aposentadoria
Iniciativa será realizado através de quatro encontros ao longo do ano com servidores que tem prevista a aposentadoria em 2025 ou 2026

Unisc tem aprovação para doutorado em Sistemas e Processos Industriais
O programa terá duração de 48 meses com disciplinas sendo oferecidas no campus de Santa Cruz

Abril Verde tem foco na conscientização e prevenção de acidentes de trabalho
Venâncio Aires terá programação com atividades que foram atribuídas pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde