Local foi importante centro para atividades econômicas da época, como o recebimento de mercadorias
A série Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações chega ao quarto episódio. Lançado nesta quinta-feira (27) o vídeo conta, através dos estudos dos historiadores Alexandre Corrêa Figueiró e Mateus Skolaude, sobre a importância da Praça Protásio Alves, em Rio Pardo, ou Praça da Matriz, como é conhecida. O local foi importante centro para a economia e os negócios da época, com recebimento de mercadorias e fiscalizações sobre os produtos da agricultura e da pecuária que ingressavam na região.
O primeiro episódio da série, lançado em janeiro, mostrou a chegada dos alemães ao Estado. Já o segundo, lançado em fevereiro, trouxe o início da colonização no Vale do Rio Pardo. No terceiro, divulgado em março, foi contado um pouco sobre a chegada dos migrantes a Santa Cruz do Sul, mais especificamente a localidade de Linha Santa Cruz. A partir disso, a cultura germânica passou a fazer parte da Terra da Oktoberfest.
Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. O povo contribuiu com o desenvolvimento de muitas cidades no Brasil, em especial, a região de Santa Cruz do Sul, que cultua a tradição e dos costumes do povo alemão.
Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. As publicações são feitas através das redes sociais. Ao final, uma edição especial, em forma de documentário será editada.
Confira os episódios já lançados:
Episódio 1 – A chegada ao Rio Grande do Sul
Episódio 2 – A chegada ao Vale do Rio Pardo
Episódio 3 – A chegada em Linha Santa Cruz
Veja o quarto vídeo da série:
Notícias relacionadas
Vera Cruz terá feira de adoção de animais nesta sexta-feira
A ação ocorre das 14h às 17h, na Wazlawik Petshop
Casiña Sur chega a Santa Cruz para transformar lares em espaços acolhedores e únicos
Empreeendimento está localizado no Lisaruth Open Mall
“Nenhuma família vai ficar para trás”, afirma governador do estado
Eduardo Leite participou do ato de entrega das casas temporárias construídas em Rio Pardo
Feriado deste sábado altera funcionamento das repartições municipais em Santa Cruz
Data comemorada será o Dia de Finados