Política

Câmara decide não abrir processo criminal contra Temer

Publicado em: 25 de outubro de 2017 às 19:19 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:27
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Agência Brasil e Portal Arauto
  • Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
    compartilhe essa matéria

    No final da votação, foram 251 votos a favor do relatório de Bonifácio de Andrada e 233 contra

    O plenário da Câmara dos Deputados se mostrou a favor do relatório de Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que defende que não deve ser aceita a denúncia contra Michel Temer e os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral, Moreira Franco. O presidente e os ministros foram acusados de formar uma organização criminosa para ocupar cargos públicos e arrecadar propinas, estimadas em R$ 587 milhões. Temer também foi acusado de obstrução de Justiça. O Planalto nega todas as acusações. O caso envolve ainda outras pessoas que não têm foro privilegiado, como os ex-deputados Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima, Henrique Eduardo Alves e Rodrigo da Rocha Loures; o empresário Joesley Batista e o executivo Ricardo Saud, ambos da J&F.

    Tanto o presidente quanto os ministros só poderiam ser investigados pelo Supremo Tribunal Federal se pelo menos 342 do total de 513 deputados se manifestassem contra o relatório. No final da votação, foram 251 votos a favor do relatório de Bonifácio de Andrada e 233 contra. Foram registradas 25 ausências e duas abstenções. (veja no arquivo abaixo como votaram todos os deputados). O plenário da Câmara alcançou o quórum de 342 deputados e iniciou por volta das 19h o processo de votação da segunda denúncia. 

    Em 2 de agosto, o Plenário rejeitou, por 263 votos a 227 e 2 abstenções, a primeira denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Michel Temer, por crime de corrupção passiva.

    Deputados da região

    Os três deputados federais do Vale do Rio Pardo votaram no começo da sessão. O primeiro a votar foi Heitor Schuch (PSB) que decidiu pela continuidade da investigação. Luis Carlos Heinze (PP) votou em seguida e também optou pela investigação. Sérgio Moraes (PTB) votou a favor do arquivamento da denúncia contra Michel Temer. 

    Saiba mais:

    CCJ aprova parecer que recomenda rejeição de segunda denúncia contra Temer

    Ao vivo: plenário da Câmara vota denúncia contra Temer e ministros