Política

Vereadores aprovam LDO e decreto de emergência

Publicado em: 31 de outubro de 2017 às 05:20 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:31
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Fenômeno foi o quinto mais intenso no município desde 2004

    A sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul foi muito movimentada nessa segunda-feira (30). Por conta da participação de pais de alunos e professores de Emeis, que foram protestar contra a transferência das crianças para as escolas de ensino fundamental. No entanto, a sessão seguiu tranqüila, quando foram aprovados três projetos e quatro emendas.

    Entre os projetos aprovados está a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2018) e as emendas apresentadas pelos vereadores Mathias Bertram e Luisinho Ruas (PTB) e Alex Knak (PMDB). Outra matéria aprovada foi o decreto de emergência do Prefeito Telmo Kirst, por conta do temporal do dia 1º de outubro, que afetou boa parte da cidade e do interior.

    Segundo a justificativa apresentada pela Prefeitura, a Estação Meteorológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), avaliou este fenômeno como o quinto mais intenso, desde 2004. Foram afetadas 341 residências, duas Emeis e duas Emefs. Também foram registradas as quedas de 50 árvores em vias públicas, causando transtornos de trafegabilidade de veículos e foram afetadas em torno de 15 mil residências com a falta de energia elétrica, além de interrupção de telefonia fixa e televisão a cabo.

    O vereador Luizinho Ruas (PTB) teve aprovado um pedido de informações referente a disponibilização de local para o aterro sanitário. Mathias Bertram (PTB) quer saber sobre denúncias e inspeções relativas à antipichação.