SANTA CRUZ

Sala da Procuradoria da Mulher deve receber o nome de Heide Priebe

Publicado em: 31 de março de 2025 às 12:03
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
    compartilhe essa matéria

    Projeto de lei está em tramitação no Legislativo do município

    Inaugurada há duas semanas, a sala da Procuradoria da Mulher do Legislativo de Santa Cruz do Sul deverá receber o nome de Heide Priebe, vítima de feminicídio. Ela foi assassinada pelo ex-companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento, em 8 de julho de 2022. O projeto, apresentado pelo vereador Edson Azeredo (PL), começa a tramitar na sessão desta segunda-feira (31).

    A Procuradoria da Mulher, liderada pela presidente Nicole Weber (Podemos), busca oferecer suporte a vítimas de violência doméstica. Nicole Weber afirmou que apoia a iniciativa do colega e que, na verdade, essa era a ideia inicial. Familiares de Heide Priebe estiveram presentes no ato que marcou o início das atividades da Procuradoria.

    Após a morte da mãe, os filhos de Heide, Jean, Franklin e Aline, realizaram diversas ações e campanhas nas redes sociais com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre os relacionamentos abusivos. Eles também tentaram transformar a dor da perda em combustível para propor ações que possam ajudar a evitar que outras pessoas passem pela mesma situação.

    Procuradoria da Mulher

    O serviço funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, oferecendo atendimento jurídico e psicológico, além de encaminhamentos para o mercado de trabalho e capacitação profissional. Ele em dois eixos principais – promoção dos direitos das mulheres e combate à violência. A Procuradoria pretende trabalhar em conjunto com escolas, empresas e outras organizações para promover a conscientização e o empoderamento feminino.

    Leia também