Movimento convida sociedade a se engajar na causa da inclusão
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou, na noite desta terça-feira (1º), a campanha Abril Azul e o 1º ConecTEA, com o objetivo de conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, no Salão Nobre do Palacinho, contou com a presença de autoridades locais, entidades parceiras como a Luz Azul, TeAcolhe e Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), pessoas autistas e seus familiares.
O objetivo da campanha, segundo a pedagoga de educação especial do Centro de Atendimento ao Autista Girassol, é fomentar uma cultura de diálogo contínuo sobre o autismo, estimulando iniciativas que vão além do poder público e envolvam toda a sociedade. “As atividades são diversas. Este ano, nós resolvemos, os órgãos que se dedicam à causa das pessoas com transtornos de espectro do autismo e suas famílias, unirmos forças. Toda a sociedade é convidada a participar. Cada um que quiser participar, cada estabelecimento que quiser se iluminar de azul para lembrar a importância, porque as pessoas com autismo e as suas famílias são cidadãs da cidade, são pessoas que merecem ter seus direitos atendidos“, afirmou Thaís Campos Teixeira, pedagoga de Educação Especial do Centro Girassol.
O 1º ConectTEA é um movimento que busca disseminar informações e incentivar o engajamento da sociedade civil e da iniciativa privada. A inclusão e o desenvolvimento das pessoas autistas são responsabilidades coletivas, e essa iniciativa propõe unir familiares, profissionais da educação, cuidadores e a comunidade como um todo em prol desta causa. “Precisamos pensar no futuro das pessoas com autismo, sejam no nível de suporte que for. Porque se tem autismo, tem prejuízo e tem sofrimento. A gente também não pode negligenciar nenhuma parcela da população. Estamos avançando no cuidado da saúde mental das famílias”, explicou.
Uma programação foi montada com o objetivo de fazer a população refletir, aprender e, principalmente, agir para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva. Todo o planejamento será divulgado nas redes sociais da prefeitura nos próximos dias.
Notícias relacionadas

Construção de casas para famílias afetadas pela enchente em Vera Cruz pode começar em breve
Dois terrenos já receberam terraplanagem e instalações elétricas e hidráulicas

FOTOS: Espetáculo da Paixão de Cristo emociona público em Rio Pardo
Evento integrou a programação da Sexta-feira Santa da cidade

FOTOS: Parque da Cruz celebra Caminhada da Paixão de Cristo
Percurso teve início em frente à Catedral São João Batista
