O chefe do Executivo ocupou o cargo em 1997, na sua primeira gestão em Santa Cruz
Em assembleia da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), nesta segunda-feira (31), em que ocorreu a eleição da nova diretoria da entidade, o prefeito Sérgio Moraes participou da inauguração da galeria de ex-presidentes, cargo que ocupou em 1997, quando da sua primeira gestão em Santa Cruz do Sul.
Em eleição da nova diretoria, foi eleito presidente da Amvarp, por aclamação, o prefeito Nestor Ellwanger (Rim), do município de Candelária, substituindo o prefeito de Mato Leitão, Caros Bohn. Sérgio Moraes ocupará a função de 2º Secretário na atual gestão. Ao se pronunciar, o novo presidente afirmou: “Eu quero agradecer a todos, especialmente a gestão que está saindo e a esta assembleia que nos elegeu nesta manhã. Eu tenho 50 anos de vida pública na política, mas uma coisa eu tenho como certa: é preciso sempre aprender”, disse Rim, em seu primeiro pronunciamento como presidente da Amvarp. De acordo com ele, a principal meta da gestão que se inicia é manter a unidade entre os municípios do Vale do Rio Pardo e defender em conjunto as pautas coletivas da região.
Entre as prioridades que o novo presidente também destaca está o apoio à reconstrução dos municípios atingidos pelas enchentes de maio do ano passado. Segundo ele, usando o exemplo de Candelária, seu município, há uma grande quantidade de obras que ainda dependem de realização e a força regional – por meio da Amvarp – sendo a associação de municípios mais antiga do estado, é fundamental para alavancar projetos e ações em benefício coletivo. “Em Candelária são 2,5 mil quilômetros de estradas, assim como em Sinimbu, Venâncio Aires. Há problemas de acessibilidade em todos as comunidades do interior em nossa região. Nós precisamos fazer esta força para resolver estas situações”, ressalta.
Outra pauta levantada durante a assembleia, e já confirmada pelo novo presidente está uma agenda com a direção do Grupo Sacyr, administrador da Rota de Santa Maria, responsável pela concessão da RSC-287 de Tabaí a Santa Maria. Existe uma necessidade de ratificar o compromisso do governo do Estado com a regularização dos acessos às propriedades e indústrias que margeiam a rodovia. “Há cerca de 2,5 mil propriedades de Tabaí a Santa Maria e este é um grande trabalho, que necessita de toda uma estrutura para ser realizado”, aponta o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, empossado atual tesoureiro da associação. Sobre esta sinalização o presidente Rim confirma que irá comunicar a direção do grupo Sacyr e aguardar a confirmação da agenda.
Em sua despedida, após realizar a prestação de contas da entidade, Bohn agradeceu a todos os prefeitos, colegas da gestão. “Ficaram apenas os prefeitos que não concorreram à reeleição, e para eles, agradeço de todo o coração a parceria e a dedicação durante todo este tempo. Mesmo em meio a dificuldades, creio que conseguimos fazer uma boa gestão. Desejo muito sucesso a atual gestão e vida longa à nossa Amvarp”, complementou Bohn.
Diretoria Amvarp 2025-2026
- Presidente: Nestor Ellwanger (Rim) – prefeito de Candelária;
- 1º Vice-presidente: Mano Paganotto – prefeito Pantano Grande;
- 2º Vice-presidente: Ricardo Froemming – prefeito Vale Verde;
- 1º Secretário: Edgar Thiesen – prefeito Passo do Sobrado;
- 2º Secretário: Sérgio Moraes – prefeito de Santa Cruz do Sul;
- Tesoureiro: Jarbas Daniel da Rosa – Prefeito de Venâncio Aires;

Foto: Divulgação
Notícias relacionadas

Vereador cobra esclarecimentos sobre inconsistências em concurso público
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, Edson Azeredo (PL) questionou a lisura do certame

Auxílio deslocamento pode ser ampliado para enfermeiros e técnicos em Santa Cruz
Projeto de lei complementar foi apresentado pelo vereador Edson Sortica (PL) e propõe a alteração da legislação de 2019 que criou o plano de carreira, cargos e salários médicos

Debate sobre câmeras em escolas ganha espaço após suposto caso de agressão em Santa Cruz
O vereador Edson Sortica encaminhou um pedido de informação sobre o episódio

Frente parlamentar em Defesa do Turismo inicia atuação em Venâncio Aires
Grupo realizou primeiro encontro nesta semana; participantes também planejam ação durante a Fenachim