Programação contou com iniciativas voltadas ao desenvolvimento integral dos alunos
A Semana da Criança nas escolas de Sinimbu estava repleta de atividades voltadas ao desenvolvimento integral dos alunos. A programação, elaborada pelas direções e profissionais de cada educandário, combinou diversão com descobertas e aprendizado, oferecendo uma série de experiências educativas, interativas e artísticas para as crianças.
Na Emei Criança Feliz, os profissionais prepararam muitas atividades para as crianças, com músicas, balões e brincadeiras, dia do pijama, cinema, passeio à Diver Kids – brinquedos infláveis, piquenique na escola, festa à fantasia, contação de história com recreacionista, dia do cabelo maluco e pintura facial.
Conforme a diretora da Emei, Elisangela Schoenherr, a programação foi pensada para oferecer às crianças momentos de alegria, diversão e interação. “Acreditamos que é fundamental desenvolver diferentes atividades que estimulem a criatividade e a convivência saudável entre elas, além de promover valores como o respeito e a inclusão”, afirmou.
Comemorar o Dia das Crianças é uma maneira de homenageá-las, fortalecendo a afetividade na escola, que vai além de ensinar as habilidades curriculares. Vínculos são criados, proporcionando uma aprendizagem significativa. Na Emef Adolfo Boettcher, de Alto Sinimbu, foi organizado um cronograma diário, com atividades diferenciadas, até o final do mês de outubro.
Nesse cronograma vem acontecendo o resgate de atividades denominadas pelas crianças como: “brincadeiras que não custam dinheiro”, ação desenvolvida a partir do Programa de Educação Financeira – Cooperação na Ponta do Lápis, do qual a Professora e diretora Maria Henn vem participando.
Além disso, auxiliados pela servente Jaqueline de Loreto Lara, ocorrem aulas de culinária semanalmente, momento em que as crianças colocam a mão na massa e aprendem na prática o que são receitas. Por ser uma escola de tempo integral, atividades ao ar livre também fazem parte da rotina, ao explorarem o pátio e o entorno do educandário com diferentes propósitos.
Em Linha Cinco, na EMEF Ipiranga, a tão aguardada tarde do dia 14 de outubro chegou para a realização de um sonho coletivo, nascido de um projeto liderado pela diretora e professora Sirlei Clair Justimann Molz, apoiada pelas demais profissionais, Cristiane dos Santos, Neldi Koehler, Ederson Sins e pela servente Rosangela Jackisch, a partir do tema da Educação Financeira. A diretora relata que “com a venda de materiais recicláveis durante o ano e a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo conseguimos ir ao cinema na cidade de Santa Cruz do Sul. Além do passeio, as crianças também receberam um presente da escola, com apoio do Círculo de Pais e Mestres.”
A professora Vânia Simianer Meyer também relata que na EMEF Padre José de Anchieta, de Linha Rio Grande, as crianças tiveram surpresas, com apoio do Círculo de Pais e Mestres. “Muitas brincadeiras fizeram parte da rotina escolar nos últimos dias, ainda queremos fazer um piquenique, assim que o clima estiver mais favorável vamos realizá-lo, concluindo assim a programação do Dia das Crianças.”
“O Dia das Crianças é uma das datas mais aguardadas por elas. Além de receberem muitos agrados, é um momento em que elas podem se conectar ainda mais umas com as outras, e colecionarem lembranças inesquecíveis. As Escolas tornaram o Dia das Crianças especial, aliaram criatividade com tempos pedagógicos de qualidade, permeado de muitas brincadeiras e diversão,” conclui a Secretária de Educação, Cultura e Turismo, Anita Weigel Brandenburg.
Notícias relacionadas
Olimpíada de Robótica reúne clubes das escolas da rede municipal de educação em Venâncio Aires
O evento deve reunir cerca de 150 estudantes na categoria Aventura Steam
Etapa municipal do programa Nota Fiscal Gaúcha distribui mais de R$40 mil em 2024
Os sorteios são mensais, seguindo com o cronograma do Estado
Vice-governador se reúne com lideranças do Vale do Taquari para debater soluções para rodovias na região
Governo apresentou os projetos em andamento para manutenção e reparos em estradas atingidas pelas cheias
O Silêncio Como Guia Interior
Vivemos cercados por barulhos. Barulhos externos, como o trânsito, as conversas, as notificações de nossos celulares, e também barulhos internos – aquelas vozes em nossa mente que não param de nos lembrar de preocupações e de medos. Com tanta poluição…