Queda do objeto pôde ser visto em diversas cidades do Rio Grande do Sul
Uma luz cruzando o céu entre a noite dessa quinta-feira (24) e a madrugada desta sexta-feira (25) chamou a atenção de moradores de diversas cidades do Rio Grande do Sul. Na região, o morador de Rio Pardo, Thiago Pires Moreira, filmou a queda próxima da meia-noite.
No entanto, o que muitos acharam se tratar de um meteoro ou meteorito é, na verdade, lixo espacial. O fato também foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, e que é considerado uma referência no assunto. Segundo o professor e proprietário do Observatório, Carlos Fernando Jung, as primeiras análises feitas pelos profissionais indicaram que é a luz branca é a reentrada de um corpo de foguete russo na atmosfera terrestre e, por isso, é chamado de lixo espacial.
Jung ressalta que o foguete foi lançado em 22 de agosto deste ano no Cazaquistão e a parte que caiu é o estágio superior do foguete. Ainda segundo o professor, essa reentrada na atmosfera terrestre já estava prevista e a trajetória incluia passagem pelo Uruguai, atravessando o Brasil e chegando ao Norte.
Confira as imagens feitas em Rio Pardo:
Notícias relacionadas

Botões de pânico serão instalados em todas as unidades de saúde de Santa Cruz
A iniciativa visa reforçar a segurança dos profissionais e pacientes

Servidores municipais participam de programa pré-aposentadoria
Iniciativa será realizado através de quatro encontros ao longo do ano com servidores que tem prevista a aposentadoria em 2025 ou 2026

Unisc tem aprovação para doutorado em Sistemas e Processos Industriais
O programa terá duração de 48 meses com disciplinas sendo oferecidas no campus de Santa Cruz

Abril Verde tem foco na conscientização e prevenção de acidentes de trabalho
Venâncio Aires terá programação com atividades que foram atribuídas pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde