Geral e Vídeos

VÍDEO: Morador de Rio Pardo registra lixo espacial cruzando o céu

Publicado em: 25 de agosto de 2023 às 07:04 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 12:16
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Leitor Repórter/Thiago Pires Moreira
    compartilhe essa matéria

    Queda do objeto pôde ser visto em diversas cidades do Rio Grande do Sul

    Uma luz cruzando o céu entre a noite dessa quinta-feira (24) e a madrugada desta sexta-feira (25) chamou a atenção de moradores de diversas cidades do Rio Grande do Sul. Na região, o morador de Rio Pardo, Thiago Pires Moreira, filmou a queda próxima da meia-noite

    No entanto, o que muitos acharam se tratar de um meteoro ou meteorito é, na verdade, lixo espacial. O fato também foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, e que é considerado uma referência no assunto. Segundo o professor e proprietário do Observatório, Carlos Fernando Jung, as primeiras análises feitas pelos profissionais indicaram que é a luz branca é a reentrada de um corpo de foguete russo na atmosfera terrestre e, por isso, é chamado de lixo espacial.

    Jung ressalta que o foguete foi lançado em 22 de agosto deste ano no Cazaquistão e a parte que caiu é o estágio superior do foguete. Ainda segundo o professor, essa reentrada na atmosfera terrestre já estava prevista e a trajetória incluia passagem pelo Uruguai, atravessando o Brasil e chegando ao Norte.

    Confira as imagens feitas em Rio Pardo: