Conheça Julio Mahl, o artista que, em Monte Alverne, desenha para o mundo
Foi em uma gruta em Monte Alverne, interior de Santa Cruz, que Julio Mahl se inspirou para o primeiro desenho. Após um passeio com os colegas de escola e o pedido de que cada aluno registrasse no papel o que havia vivido, o santa-cruzense surpreendeu pela primeira vez. No meio de diversas paisagens com árvores e pessoas em forma de palitinhos, o professor pegou em mãos o retrato dele mesmo durante as atividades com as crianças. O desenho ganhou destaque na parede da escola. Nascia ali o artista Julio Mahl.
O talento, que nasceu com ele, foi cada vez mais se tornando perceptível e também reconhecido. Sentado em sala de aula, com uma prova de história estendida na mesa, Julio leu uma questão e as palavras não saíram. Foi quando virou a folha e desenhou o que sua mente raciocinava sobre o assunto. Foi a primeira resposta em desenho que a professora Noemia Ruppenthal marcou como correta.
Quase na mesma época, com cerca de 13 anos, Julio deixou marcado nas paredes de casa a prova do que se tornaria profissão. Estava sozinho e sonhava com um quarto diferente. Reuniu algumas cores de tinta têmpera e trouxe a Turma da Mônica para dormir com ele. O receio de levar uma bronca da mãe foi substituído por alívio quando ela chegou, abriu um sorriso e parabenizou o trabalho. Desde aquele dia, quando mostrou o quarto do filho para todas as visitas, Vera Mahl se tornou a maior admiradora e a publicitária mais apaixonada de Julio.
Os ídolos do futebol como inspiração
Se na infância a criação do próprio álbum de figurinhas dos jogadores do Grêmio marcou o início do trabalho de Julio, na vida adulta também foi a admiração pelos craques que o incentivou. A caricatura do jogador gremista Dinho, conhecido como "O Cangaceiro dos Pampas", foi o marco da carreira de Julio. Após o ex-volante ver o desenho, o convidou para conhecer sua casa, a sala de troféus e as primeiras divulgações a nível nacional ocorreram. O jogador que já era um dos atletas que Julio desenhava no álbum de figurinhas quando criança, o motivou a retomar as produções após cerca de 15 anos longe dos lápis. Hoje, o artista de 36 anos já conheceu dezenas de jogadores por conta do seu trabalho e até entregou uma obra ao ídolo Renato Portaluppi.
Arauto e a Oktober
Já com o desejo de divulgar o trabalho na Festa da Alegria, Julio Mahl, em um diálogo com os locutores Cátia Kist e Maiquel Thessing, foi convidado para uma parceria com o Grupo Arauto. Os artistas que marcaram presença no primeiro fim de semana de festa foram presenteados com suas caricaturas. A reação dos artistas, registradas em vídeo, emocionou Julio que, de madrugada, levantou e passou a desenhar os próximos cantores que ainda vão subir no palco da Arena de Shows.
O amor é o combustível
São cerca de sete mil trabalhos já realizados, entre caricaturas e desenhos realistas, dentro de um ateliê no conforto de casa e ao lado da esposa Eliana Fockink e das filhas Yasmin, 10 anos, e Ysabella, um anos e dois meses. As mulheres de sua vida são, aliás, a grande motivação para que o trabalho seja feito com atenção, carinho e respeito. Ao contrário de caricaturas rápidas, onde as características negativas são valorizadas, Julio prefere trabalhar com cuidado e entregar um trabalho que o cliente, mesmo em desenho, se sinta bonito.
Carregado de incentivo e motivado a evoluir cada dia mais, o filho de Vera e Benno alcança, aos poucos, o mundo. Através das redes sociais, seu principal meio de divulgar os trabalhos, desenha para outros estados e até mesmo países, como Argentina, Colômbia, México, EUA, Portugal, Espanha, África do Sul e Rússia. Padrinho do projeto Centro de Oportunidades ao Talento (COT) no Rio de Janeiro, ao lado de personalidades como Renato Gaúcho e Danrlei, Julio Mahl tem planos: continuar estudando, a fim de chegar a cada vez mais lugares, mas principalmente ser motivo de orgulho para sua região.
Quer ter um desenho feito pelo Julio Mahl? Fale com ele pelo whatsapp: 51 9 9949-8475.
Instagram: @juliomahl
Veja a reportagem em vídeo:
Notícias relacionadas

Vereador propõe controle eletrônico de velocidade em vias de Santa Cruz
Sugestão foi apresentada na última sessão do Legislativo

Santa Cruz lança mutirão para cirurgias de média complexidade
Com apoio do Estado e hospitais, ação busca atender pacientes que esperam há anos por procedimentos como cirurgias de traumato e geral

Corsan realiza reunião com moradores para explicar sobre obras de esgoto no Bairro Jardim Europa
Encontro ocorreu na praça localizada na esquina da Rua Alemanha com a Rua Holanda

ARAUTO REPÓRTER UNISC 4 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Cidade da região registra a OITAVA menor temperatura do ano no Estado. ➡️ Obras da barragem em Vera Cruz devem ser finalizadas ainda neste ano. ➡️ Custo da cesta básica em Santa…