Encontro ocorreu na praça localizada na esquina da Rua Alemanha com a Rua Holanda
A implantação de redes de esgoto sanitário, que se iniciou dia 27 de março no bairro Jardim Europa, em Santa Cruz do Sul, foi o principal tema da reunião realizada pela Corsan com os moradores da região nessa quinta-feira (3). O encontro ocorreu na praça localizada na esquina da Rua Alemanha com a Rua Holanda.
O assistente de Responsabilidade Social da Corsan na Região Central, Cleiton Machado, abriu a reunião falando sobre as ações da Companhia para se aproximar da população. Em seguida, o engenheiro responsável pela obra, Vinícius de Souza Cerqueira, explicou como vai ocorrer a construção de redes coletoras de esgoto doméstico que está sendo feita na cidade. Além da implantação dos canos e ramais prediais, serão construídas elevatórias para bombear o esgoto até a estação de tratamento.
O engenheiro usou uma parte de tubulação para demonstrar como deverá ser feita a ligação dos imóveis às novas redes. Cerqueira também informou que, um dia antes de a obra passar em frente às casas, os moradores serão avisados por um funcionário da Corsan para que os carros não fiquem estacionados no local entre as 7h30min e 17h30min – período em que os trechos ficarão interditados.
“Para que ocorra o trânsito das máquinas com segurança, sem riscos de acidente, será preciso bloquear as áreas onde a empresa estiver trabalhando. Mas todos serão comunicados previamente”, destacou o engenheiro.
Dúvidas da comunidade
A reunião fez parte do programa Afluentes, desenvolvido pela Corsan para aproximação com as comunidades. A cada início de obra ou a pedido da população, a Companhia promove reuniões para levar informações e esclarecer dúvidas. No encontro dessa quinta-feira, foi detalhado como os proprietários dos imóveis deverão proceder para fazer as interligações intradomiciliares e como será feita a cobrança de tarifa pelo esgotamento sanitário.
A supervisora comercial Luciane Mutchal explicou que os moradores irão pagar pela coleta e tratamento de esgoto o valor correspondente a 70% do volume de água consumido mensalmente, mais a taxa pelo serviço básico. O abastecimento de água do bairro não é fornecido pela Corsan, e sim pela associação de moradores.
Universalização do saneamento
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Notícias relacionadas

Centro Radiológico Radson celebra 38 anos como referência em diagnóstico por imagem na região
Empresa conta com três unidades em Santa Cruz do Sul

Fort Atacadista oferece vagas exclusivas para pessoas com mais de 50 anos em Santa Cruz
Seleção será realizada diretamente na loja, a partir da próxima segunda-feira; veja como participar

Prefeitura de Vera Cruz inaugura obras em escola municipal
Melhorias incluem espaço coberto, novo piso e renovação do telhado e calhas. Recurso de R$ 153 mil foi intermediado por vereador junto a deputado federal

“O negócio tem que ser bom para os dois”, destaca presidente da Amvarp sobre acessos na RSC-287
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, Nestor Ellwanger comemorou o fato do Governo do RS assumir o custo das intervenções