Com o slogan “Abrace o Rio Pardinho”, o evento transcorreu de 4 a 8 de junho no município
Diversas atividades marcaram o último dia de programação da Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul. Com o slogan “Abrace o Rio Pardinho”, o evento transcorreu de 4 de junho até o sábado (8).
Pela manhã, ocorreu o Desafio Solidário – meuResíduo/Hendurace DS Eventos. Com as modalidades de corrida e caminhada em percursos de 6 e 12 km, a iniciativa aliou interação com o meio ambiente, atividade física e ação solidária, com o valor das inscrições destinado ao Grupo do Bem. O evento teve como ponto de partida a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Cerro Alegre Alto, e distribuiu mudas de árvores como brindes aos participantes.
Na parte da tarde, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) e a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) realizaram um drive-thru em frente ao Parque da Oktoberfest (Rua Galvão Costa), para a coleta de materiais recicláveis e a entrega de panfletos de divulgação sobre a coleta seletiva no município.

Foto: Daniel Silveira/Prefeitura de Santa Cruz
Presente à atividade, a titular da Semass, secretária Simone Schneider, agradeceu o empenho de todas as entidades parceiras da programação, entre elas, a ACI e o Instituto Lixo Zero. “Tenho certeza de que o tema ‘Abrace o Rio Pardinho’ trouxe um momento de muita reflexão e também a realidade de um tema de casa bastante extenso., onde muitas mãos terão que reconstruir todo esse ecossistema, do qual todos nós fazemos parte”, declarou.
O Pedal Dale Bike, organizado pela Luiz Faccin Bicicletas e Strava Santa Cruz, reuniu cerca de 50 ciclistas para um roteiro que saiu da Praça da Pasqualini e retornou à Agridoce Verena. No trajeto, o grupo passou pelo posto de coleta em frente ao Parque da Oktoberfest, onde os representantes da Coomcat fizeram uma breve apresentação sobre o trabalho da cooperativa e a coleta seletiva no município. Através da inscrição solidária, a pedalada arrecadou mantas e cobertores, além de recursos financeiros que serão destinados à aquisição de produtos às vítimas da enchente no município.
A mobilização do grupo também conseguiu a doação de um caminhão com cerca de mil cobertores e mantas, arrecadados na cidade catarinense de Mafra e trazidos a Santa Cruz do Sul com o apoio do Grupo do Bem.
LEIA TAMBÉM: Enchente gerou cinco mil toneladas de resíduos em Santa Cruz

Foto: Daniel Silveira/Prefeitura de Santa Cruz
Notícias relacionadas

Vereador propõe controle eletrônico de velocidade em vias de Santa Cruz
Sugestão foi apresentada na última sessão do Legislativo

Santa Cruz lança mutirão para cirurgias de média complexidade
Com apoio do Estado e hospitais, ação busca atender pacientes que esperam há anos por procedimentos como cirurgias de traumato e geral

Corsan realiza reunião com moradores para explicar sobre obras de esgoto no Bairro Jardim Europa
Encontro ocorreu na praça localizada na esquina da Rua Alemanha com a Rua Holanda

ARAUTO REPÓRTER UNISC 4 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Cidade da região registra a OITAVA menor temperatura do ano no Estado. ➡️ Obras da barragem em Vera Cruz devem ser finalizadas ainda neste ano. ➡️ Custo da cesta básica em Santa…