VERA CRUZ

Protetor das Águas abre inscrições para novas adesões

Publicado em: 10 de abril de 2025 às 17:36
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • PROTETOR DAS ÁGUAS ABRE INSCRIÇÕES | ARQUIVO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Como pré-requisitos, os interessados precisam possuir nascentes ou córregos nas suas propriedades ou estarem na margem do arroio principal

    O programa Protetor das Águas, referência em Vera Cruz por adotar práticas de conservação da água e do solo na Sub-bacia Hidrográfica do Arroio Andréas, abriu inscrições para novos adeptos. Segundo a coordenadora do programa, Tanise Etges, como pré-requisitos, os interessados precisam possuir nascentes ou córregos nas suas propriedades ou estarem na margem do arroio principal. A área de abrangência é o arroio Andréas e Dona Josefa. A inscrição pode ser feita pelo telefone (51) 99868-3551.

    Atualmente, integram o programa 114 produtores em 117 propriedades rurais de Vera Cruz. Por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), os produtores são recompensados anualmente com base na área preservada e nas boas práticas de manejo do solo aplicadas em suas propriedades. O programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Vera Cruz e a Philip Morris Brasil, que financiam a iniciativa, com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Emater/RS-Ascar, Comitê Pardo, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que reconhece o Protetor das Águas de Vera Cruz como Produtor de Água no Programa Nacional.

    Com ações como a proteção de nascentes, construção de cercas para áreas ripárias, monitoramento da qualidade da água e educação ambiental, o Programa já trouxe resultados expressivos. Estudos indicam que a qualidade da água na região melhorou significativamente, com um aumento no percentual de áreas com água de boa qualidade, classes I e II (conforme Resolução 357 do CONAMA, que estabelece diretrizes para classificação e padrões de qualidade da água no Brasil), de 43,8% em 2012 para 90% atualmente.

    Além disso, os produtores participantes são isentos da tarifa de água para um consumo de até 15 metros cúbicos da rede de abastecimento; caso ultrapassem esse limite, pagam pelo excedente conforme as regras vigentes.

    Leia também