Criada em 2011, a iniciativa já conta com a adesão de 117 produtores rurais, que recebem incentivos
No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o município de Vera Cruz reafirma seu compromisso com a preservação dos recursos hídricos por meio do Programa Protetor das Águas. Criada em 2011, a iniciativa já conta com a adesão de 117 produtores rurais, que recebem incentivos para adotar práticas de conservação da água e do solo na Sub-bacia Hidrográfica do Arroio Andréas.
Por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), os produtores são recompensados anualmente com base na área preservada e nas boas práticas de manejo do solo aplicadas em suas propriedades. O programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Vera Cruz e a Philip Morris Brasil, que financiam a iniciativa, com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Emater/RS-Ascar, Comitê Pardo, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que reconhece o Protetor das Águas de Vera Cruz como Produtor de Água no Programa Nacional.
Com ações como a proteção de nascentes, construção de cercas para áreas ripárias, monitoramento da qualidade da água e educação ambiental, o Programa já trouxe resultados expressivos. Estudos indicam que a qualidade da água na região melhorou significativamente, com um aumento no percentual de áreas com água de boa qualidade, classes I e II (conforme Resolução 357 do CONAMA, que estabelece diretrizes para classificação e padrões de qualidade da água no Brasil), de 43,8% em 2012 para 90% atualmente.
Além disso, os produtores participantes são isentos da tarifa de água para um consumo de até 15m³ da rede de abastecimento; caso ultrapassem esse limite, pagam pelo excedente conforme as regras vigentes. Para o prefeito Gilson Becker, a continuidade do Programa é essencial para garantir um futuro sustentável para Vera Cruz.
“A água é um dos bens mais preciosos que temos, e preservá-la é uma responsabilidade de todos. O Programa Protetor das Águas é um exemplo de como a união entre o poder público, setor privado e comunidade pode gerar impactos positivos e duradouros para o meio ambiente e para a qualidade de vida da nossa população”, destaca o prefeito.
Além dos produtores que contribuem diretamente para a manutenção dos arroios Andréas e Dona Josefa, garantindo qualidade e quantidade de água, também participam do programa os proprietários das terras onde estão localizadas as fontes da rede pública de abastecimento.
A coordenadora geral do Programa, Tanise Etges, ressalta a importância da participação dos produtores e da comunidade na preservação dos recursos hídricos. “A proteção das nossas fontes de água é fundamental para o abastecimento e para a sustentabilidade ambiental do município. O engajamento dos produtores e proprietários rurais fortalece esse compromisso coletivo e assegura a manutenção da qualidade da água para as futuras gerações”, afirma Tanise.
O programa segue crescendo e, em 2022, ampliou sua atuação para incluir áreas estratégicas onde estão localizadas as fontes da rede de abastecimento público. A iniciativa reforça a importância da conservação ambiental como pilar do desenvolvimento sustentável de Vera Cruz.
Notícias relacionadas

Convenção coletiva do comércio em Santa Cruz deve ser assinada na terça-feira
Acordo definirá reajuste salarial e renovação de cláusulas sociais para trabalhadores do setor de lojas no município

Horóscopo: A semana inicia com a possibilidade e você refletir
Será um bom momento para refletir e expressar criativamente o que você quer, sobre seus relacionamentos e sobre um equilíbrio harmonioso necessário. Que sementes gostaria de plantar agora?

Saiba quem são os cardeais brasileiros que podem escolher o novo papa
Gaúcho de nascimento e atual arcebispo de Porto Alegre estão entre os nomes responsáveis pela decisão

Saiba qual o rito que ocorre após a morte do Papa
Jorge Mario Bergoglio deixa legado de simplicidade e compromisso com os mais pobres; conclave será convocado para eleger sucessor