Geral

Estação de tratamento faz em média uma análise a cada três minutos para garantir a qualidade da água em Santa Cruz

8 de maio de 2024
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Foto: Nícolas da Silva/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Na manhã desta quarta-feira (8), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Cruz realizou uma reunião que abordou o abastecimento e a qualidade da água fornecida pela Corsan/Aegea. Rafael Gonçalves, gerente local da concessionária, garantiu que a água que flui das torneiras é segura e potável, mesmo em meio aos desafios recentes enfrentados devido às inundações.

    Gonçalves ressaltou os contratempos vivenciados nos últimos dias, em especial devido às condições da água bruta disponível. “Sofremos bastante com a qualidade da água bruta disponibilizada. Com o passar dos dias, a água foi melhorando e agora estamos misturando a água do Rio Pardinho com a do Lago Dourado. Nesta madrugada, conseguimos alcançar a vazão ideal de trabalho do sistema. Tudo está dentro dos padrões estabelecidos pela legislação“, explicou. Apesar dos problemas pontuais, a Corsan/Aegea prevê normalização da situação até o final da madrugada desta quinta-feira (9).

    Um ponto que chamou atenção durante a reunião foi a frequência das análises realizadas na estação de tratamento da Corsan. De acordo com Rafael, a equipe efetua, em média, uma análise a cada três minutos. “São mais de 500 análises por dia. Isso nos dá uma confiança sobre a qualidade da água que está sendo distribuída“, enfatizou.

    Leia também: Corsan garante qualidade da água em Santa Cruz: “tudo está dentro dos padrões”

    Notícias relacionadas

    Vídeos curtos