Para marcar a data, uma caminhada foi realizada pela Luz Azul - Associação Pró-Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (2), Santa Cruz do Sul inaugurou o Girassol – Centro Municipal de Atendimento ao Autista. Para marcar a data, uma caminhada até o novo espaço foi realizada pela Luz Azul – Associação Pró-Autismo em parceria com a Administração Municipal.
A estimativa é de que o município tenha mais de três mil autistas. Coordenadora do Departamento Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Adriele Vargas, falou sobre o centro e a disposição de cada um dos espaços, que foram pensados para acolher, estimular e desenvolver as habilidades de cada pessoa que será atendida.
Confira mais: Dia Mundial de Conscientização do Autismo: "o diagnóstico mudou nossa vida, mas porque nos trouxe auxílio"
Presidente da Luz Azul Associação Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul, Claudio Alves Ferreira, ressalta a importância de tratar o autista como ele é, sem preconceitos e olhares atravessados. "Nós precisamos enquanto sociedade trocar a nossa lente de preconceito com relação as pessoas diferentes. Pedimos que cada gestor público, prefeito, governador, presidente tenha sensibilidade de ver o autista não como inferior, mas como ser humano apto de grandes habilidades."
Mãe de uma criança autista de nível 2 de suporte, Aline Lemos, falou sobre os comportamentos do filho e como recebeu o diagnóstico. "O autismo e o TEA não estão na moda. São transtornos que afetam a qualidade de vida. A maioria das pessoas não imagina a dificuldade das coisas simples no dia a dia de uma família atípica. Mas os autistas nos ensinam muito sobre amor, paciência e da felicidade nas pequenas coisas", afirma.
Leia ainda: ESF Arroio Grande realiza ação em prol da mulher nesta quinta-feira
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, o Girassol Centro de Atendimento ao Autista representa um legado social e de inclusão. Para a secretária, o município de Santa Cruz está fazendo história ao criar um espaço tão importante. "O autismo não é doença, não define uma pessoa. Que este centro seja o início de um trabalho potente e duradouro, que ele seja feito em prol de aumentarmos cada vez mais as políticas públicas para os autistas e suas famílias."
Secretário da Saúde, Fabiano Dupont, é pai de um adolescente autista e ressalta que o espaço representa muito para cada pessoa e para cada família. Para ele, o centro proporcionará muitos aprendizados e o desenvolvimento de novas habilidades, especialmente para aqueles que receberam o diagnóstico.
Se informe com as últimas notícias
Para a prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany, o espaço será referência em acolhimento e um lugar especial para auxiliar em todas as necessidades dos autistas e suas famílias. "Que esse centro seja uma fonte de alegria e acolhimento."
O Girassol Centro Municipal de Atendimento ao Autista atenderá de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os acolhimentos serão realizados sempre às sextas-feiras, e às segundas de manhã haverá a discussão de casos pela equipe técnica.
*Colaborou o jornalista Eduardo Wachholtz
Notícias relacionadas
Rádio Revista – Candice Silveira e Eliane Lopes, ONG Salve um Gatinho
Atuação da ONG Salve um Gatinho em Santa Cruz do Sul.
Rádio Revista – Roberto Pohlmann, Membro da Ramal 314
Convidado desta sexta-feira do programa Rádio Revista o músico Roberto Pohlmann, da Ramal 314, apresentou a canção “Contracorrente”, que faz parte do EP Manifesto Ecológico lançado pela banda em 2024.
Prefeitura de Rio Pardo abre processo seletivo para 20 cargos na Educação
As inscrições iniciam nesta segunda-feira
Prefeitura de Santa Cruz terá novos telefones nos setores a partir de segunda
Os novos contatos podem ser acessados no site da administração municipal