Estrutura fixa está localizada junto ao Cras Beatriz Frantz Jungblut, no Bairro Santa Vitória
Na tarde desta segunda-feira (25), a Prefeitura de Santa Cruz do Sul inaugurou o CastraPet, uma estrutura fixa dedicada à esterilização de cães e gatos. O espaço está localizado junto ao Cras Beatriz Frantz Jungblut, na Avenida David Severo Mânica, número 369, no Bairro Santa Vitória.
Leia também: Técnicos de enfermagem protestam em caminhada pelo Centro de Santa Cruz em busca de equiparação salarial
O CastraPet visa conter o aumento desenfreado da população de animais no município. De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, Santa Cruz possui cerca de 33 mil cães e 14 mil gatos, com metade deles em situação de abandono.
A titular da pasta, Simone Schneider, afirmou que a intenção é realizar aproximadamente 150 atendimentos por mês de animais que estão sob a guarda de famílias em situação de vulnerabilidade social. Os cadastros podem ser efetuados no Cras Beatriz, na Secretaria de Meio Ambiente ou no Centro de Bem-estar Animal. Para fazer a solicitação, é preciso apresentar um documento oficial com foto, comprovante de renda e comprovante de residência. Depois disso, a documentação será analisada por uma equipe técnica, que concederá a autorização para que o procedimento possa ser previamente agendado.
“Esse cadastro é para as famílias que estão em situação socioeconômica, em situação de vulnerabilidade, as pessoas de baixa renda. Então justamente para proporcionar para estas que não têm condições de fazer o pagamento numa clínica particular”, apontou.
A iniciativa surgiu após uma indicação da Vereadora Bruna Molz no Legislativo. A parlamentar esteve presente na cerimônia de inauguração e demonstrou felicidade pela realização do projeto. “Vão ocorrer as castrações que são tão necessárias. […] Aqui vão ser castrados 150 animais por mês. Façam o cálculo de quantos animais a menos nós teremos no futuro em razão de termos uma unidade séria em Santa Cruz, que trabalha para o bem-estar animal”, destacou.
A prefeita Helena Hermany ressaltou a importância do controle populacional, da proteção e do tratamento digno dos animais. “Um marco significativo na nossa jornada junto ao cuidado dos nossos animais. A grandeza de uma cidade pode ser julgada com como seus animais são tratados. O CastraPet educará a nossa comunidade sobre a importância da posse responsável e controle populacional, e garantirá um futuro mais saudável para todos os seres vivos”, disse.
Notícias relacionadas

Santa Cruz lança campanha de conscientização sobre o transtorno do espectro autista
Movimento convida sociedade a se engajar na causa da inclusão

Viveiros Werle: 25 anos de trabalho familiar
Empresa se consolidou como referência na produção de mudas de eucalipto, hortaliças e flores na região

Super Feirão da Inclusão vai oferecer vagas de empregos em Santa Cruz
Ação é realizada pelo Fort Atacadista; saiba quem pode participar da iniciativa

Trânsito na Rua Marechal Floriano terá mudanças a partir desta terça-feira em Santa Cruz; confira
Decisão foi tomada em reunião entre a Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana e a empresa responsável pela revitalização do Calçadão