A plantação é um demonstrativo do Programa Quintais Orgânicos de Frutas
No calor da tarde da última quarta-feira, dia 20, muitos visitantes se refugiaram na sombra de um pomar no Parque da Expoagro. A plantação é um demonstrativo dos Quintais Orgânicos de Frutas, projeto desenvolvido pela Embrapa nos três estados do Sul.
O criador e coordenador do programa, Fernando Costa Gomes, conta que a iniciativa começou há duas décadas, no âmbito do Programa Fome Zero, e atualmente está presente em 259 municípios.“É um programa social, voltado para a segurança alimentar, mas também contribuindo com a questão ambiental”, disse.
Os quintais são voltados para agricultores familiares, assentados, comunidades escolares, indígenas e quilombolas, oferecendo segurança alimentar através de um kit com 60 plantas de 20 espécies, que incluem feijão, milho, batata doce e cebola. Nos 21 anos de existência do programa, já foram mais de 2,6 mil quintais instalados no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, beneficiando mais de 76 mil pessoas.
Foram plantadas 444 mil árvores, com mais de 200 mil frutíferas, das quais 50% variedades nativas. Entre as espécies estão uvaia, araçá, amora, uva, caqui, araticum e espécies em risco de extinção, como a cereja-do-rio-grande, guabiju, butiá e guabiroba.
LEIA MAIS: Expoagro Afubra terá programação normal nesta sexta-feira
Notícias relacionadas

Santa Cruz terá mutirão para cirurgias de média complexidade
Com apoio do Estado e hospitais, ação busca atender pacientes que esperam há anos por procedimentos como cirurgias de traumato e geral

Corsan realiza reunião com moradores para explicar sobre obras de esgoto no Bairro Jardim Europa
Encontro ocorreu na praça localizada na esquina da Rua Alemanha com a Rua Holanda

ARAUTO REPÓRTER UNISC 4 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Cidade da região registra a OITAVA menor temperatura do ano no Estado. ➡️ Obras da barragem em Vera Cruz devem ser finalizadas ainda neste ano. ➡️ Custo da cesta básica em Santa…

Servidores municipais de Rio Pardo terão aumento de 8% no salário
Projeto será enviado ao Legislativo e, se aprovado, os valores serão repassados no próximo pagamento