Geral

CPF na nota pode beneficiar entidades da região; entenda como ajudar

Publicado em: 30 de janeiro de 2024 às 07:49 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 14:56
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Entre as quase 3,2 mil entidades cadastradas no NFG no Estado, Vera Cruz conta com seis opções

    O Nota Fiscal Gaúcha (NFG) é um programa de incentivo à cidadania que já conta com mais de 3,4 milhões de pessoas cadastradas. É possível participar se inscrevendo e colocando o CPF na nota na hora da compra. Além de concorrer a prêmios em dinheiro por meio de sorteios mensais e diários, há outras vantagens como o desconto de até 5% no IPVA.

    Mas o NFG também é um importante instrumento de solidariedade. Quando faz o cadastro, o cidadão pode escolher entidades da sua região que atuem nas áreas de assistência social, educação, saúde e proteção animal. É possível indicar até cinco entidades, sendo que uma delas, de livre escolha, deve pertencer a outra região. As instituições indicadas podem receber repasses em dinheiro. Então, quanto mais compras com o CPF na nota o consumidor fizer, maior o benefício para as entidades que indicou.

    LEIA MAIS: Consumidor de Santa Cruz do Sul leva prêmio principal do Nota Fiscal Gaúcha

    Entre as quase 3,2 mil entidades cadastradas no NFG no Estado, Vera Cruz conta com seis opções. São elas o Grupo Escoteiro Vera Cruz (assistência social), Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederico Augusto Hannemann, Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz, o Polivalente, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraguaçu (educação), além do Hospital Vera Cruz (HVC) e o Município de Vera Cruz (saúde).

    A secretária municipal de Saúde, Clair Tornquist, disse que a pasta recebe esse recurso e que ele faz toda a diferença, pois permite adquirir equipamentos para os quais não há uma fonte de recurso específico, mas que muitas vezes são essenciais para determinados procedimentos ou serviços. “Importante a conscientização e participação da comunidade indicando a saúde ou outras instituições afins, habilitando-as para o recebimento desse recurso provindo da Nota Fiscal Gaúcha”, declarou.

    Conforme o presidente do Grupo Escoteiro, Marcos Loeblein, a inscrição foi realizada em 2019, seguida por uma mobilização com as famílias para que se inscrevessem no programa e indicassem a entidade. “É bem burocrático, bem trabalhoso, porque exige uma demanda de negativas, toda uma documentação para a entidade se cadastrar. Até agora não temos nenhum valor disponível, porque existe uma pontuação que precisa atingir para começar a ter direito”, explica.

    No entanto, ele reforça o pedido para que os vera-cruzenses participem do programa para auxiliar a entidade, que está em vias de construir sua sede própria em terreno cedido pelo município. “O cidadão precisa se conscientizar para efetivamente colocar a nota nas compras. Mas quanto mais colocarem, melhor vai ser para o município, que vai ver o retorno para as instituições e entidades, principalmente”, completa.

    Causa animal

    Um dos segmentos que podem ser ajudados pelo NFG, a defesa e proteção dos animais não possui entidade cadastrada ainda em Vera Cruz. No entanto, é possível auxiliar outras organizações que atuam na região. Em Santa Cruz do Sul, estão inscritas três opções: o Abrigo de animais São Francisco, a Associação Cavalo de Lata e a ONG Protetores de Santa Cruz do Sul. No município também estão cadastradas 17 entidades na educação, 18 na assistência social e três na saúde.

    Como participar

    O cadastro no Nota Fiscal Gaúcha pode ser feito pelo aplicativo ou pelo site nfg.sefaz.rs.gov.br. Durante o cadastro, o usuário pode indicar as cinco entidades de sua preferência para receber recursos do programa. Ao acrescentar o CPF no cupom fiscal das compras, já estará concorrendo aos sorteios mensais, e demais benefícios, além de ajudar as entidades de sua escolha.

    CONFIRA: Receita da Sorte amplia quantidade e valores de premiações em 2024