Brigada Militar, Polícia Civil e Secretaria de Meio Ambiente desencadearam ação integrada nessa quarta-feira
A Brigada Militar, Polícia Civil e Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires desencadearam, nessa quarta-feira (10), uma ação integrada para identificar os proprietários de cães perigosos ou potencialmente perigosos.
Leia também: Veículo de Santa Cruz colide contra proteção metálica na BR-386
O trabalho foi realizado com a colocação de microchip nos animais por profissional habilitado. Os bairros Coronel Brito e Battisti, foram os primeiros a receberem a intervenção. O chip implantado nos cães possui todos os dados que identificam o tutor e seu endereço, desta forma, caso ocorra omissão de cautela, o proprietário será identificado e responsabilizado criminalmente e civilmente.
A Secretaria do Meio Ambiente do município, objetiva criar um banco de dados com cadastro dos tutores dos animais, pois houve um número crescente de cães agressivos no município. E a falta de cuidados já ocasionou ataques a outros animais e até pessoas.
O transponder (microchip) é uma cápsula eletrônica pequena, que contém um código individual, único e permanente, sendo atualmente fornecido pela prefeitura. Sua aplicação é simples não necessitando anestesia, não causando dor, com tamanho é equivalente a um grão de arroz, gerando apenas um desconforto similar a uma injeção subcutânea ou vacina, conforme informação repassada pelos profissionais do meio ambiente. O chip fica sob a pele do animal, não causando nenhuma alteração na sua saúde ou rotina.
Notícias relacionadas

Mulher é assassinada a golpes de facão no Bom Jesus
Caso aconteceu na tarde desta sexta-feira. Companheiro da vítima está internado, sob custódia da Brigada Militar

Mosquitinho é condenado por homicídio na Nova Imigrantes
Jurados reconheceram participação dele na morte de Erickson Pires, em 2021; acusado multirreincidente tem penas somadas que já passam de 100 anos

Foragido é reconhecido pela BM em parada de ônibus e termina preso
Já são 45 prisões efetuadas pela Brigada de procurados pela Justiça somente nesses primeiros meses do ano, em Santa Cruz

Brigada Militar recupera caminhonete roubada em assalto na região
Trabalho integrado entre setores de Inteligência culminaram na localização do veículo, que estava no município de Passo Fundo