Geral

Painel abordará a vivência afro em Santa Cruz do Sul

Publicado em: 17 de novembro de 2023 às 14:18 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 17:09
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Assessoria de imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Evento terá a perspectiva de quem vem do continente africano contemporâneo e vivencia a atualidade no Brasil

    Em 20 de novembro, a comunidade negra brasileira celebra uma data significativa: o Dia da Consciência Negra, em memória a Zumbi dos Palmares, um dos heróis na luta pela liberdade e contra a escravização negra no Brasil.

    Leia também: Corrida Escolar de Vera Cruz ocorre neste sábado

    Em alusão a essa data, durante a semana, no dia 23 de novembro, às 19h15min, no Auditório do Sindibancários (Rua 7 de Setembro, 489, Centro), acontecerá o painel "Relações África-Brasil e o povo negro em Santa Cruz do Sul". O evento terá a perspectiva de quem vem do continente africano contemporâneo e vivencia a atualidade no Brasil, mais especificamente em Santa Cruz do Sul.

    A painelista confirmada é a cabo-verdiana Celina Patrícia Pires, intercambista e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc. A mediação ficará a cargo do Padre Jolimar Lemos, mato-grossense de nascimento e pároco na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, Bairro Bom Jesus.

    A entrada é franca e aberta a toda a comunidade, basta comparecer. O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul (GT-Afro) e conta com o apoio do Sindibancários de Santa Cruz do Sul e região.

    Painelista

    Celina Patrícia Silva e Pires é cabo-verdiana, graduada em Gestão do Património Cultural na Universidade de Cabo Verde (UNICV). Mestranda em Letras no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Unisc, na área de concentração "Leitura: estudos linguístico, literários e mediáticos". Trabalhou em Cabo Verde na área de patrimônio cultural e intercâmbio e estágios internacionais de jovens. Em Santa Cruz do Sul, onde reside atualmente, tem palestrado em escolas, divulgando a história, sociedade e cultura de Cabo Verde, África.