Em passagem por Santa Cruz, Leonardo Lamachia destacou a posição da entidade contra a proposta
Em passagem por Santa Cruz do Sul, nessa quinta-feira (9), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, avaliou a reforma tributária que tramita no Congresso Nacional.
O Senado aprovou na quarta-feira (8) o texto-base da reforma tributária sobre o consumo. Tanto no primeiro quanto no segundo turno o placar foi o mesmo: 53 a 24. Como a PEC passou por mudanças no Senado, terá de voltar à Câmara dos Deputados para uma nova votação.
Leia mais: Senado aprova reforma tributária; texto volta à Câmara
Segundo Lamachia, a OAB/RS tem posição firmada sobre a reforma tributária. Ele destaca que no dia 19 de junho foi realizada uma audiência pública, onde alertaram que a entidade não era contra o projeto de lei, desde que não ocorresse o aumento de tributos. “Foi exatamente o que aconteceu. Ela não simplifica, na nossa forma de avaliação, o sistema tributário. Ela ainda impõe um aumento de tributos, não só para a advocacia, mas para os profissionais liberais e para o setor de serviço. E quem vai pagar essa conta é o cidadão, porque uma parte desta conta será transferida no custo de serviço, e outra parte, dependendo da natureza da atividade que não conseguir transferir, o profissional ou a empresa que vai ficar com esse custo”, disse.
O presidente reforça também que a advocacia será duramente atingida, com um aumento aproximadamente de 11% na atual carga tributária. De acordo com ele, a reforma tributária veio para desonerar a indústria, o que é um ponto positivo, uma vez que o setor precisa ganhar competitividade. Mas Lamachia enfatiza o obstáculo enfrentado: “o problema é que o Estado Brasileiro tirou a mão do bolso da indústria e botou a mão no bolso do setor de serviço e dos profissionais liberais”, afirma.
Notícias relacionadas

Morre o Papa Francisco
Anúncio foi feito pelo Vaticano na madrugada desta segunda-feira

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira