Historiadores também ressaltam o que teve de herança francesa no projeto de organização da Sede
A série “Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações chega ao quinto episódio”. Lançado nesta quinta-feira (18) o vídeo conta os destaques da construção da cidade de Santa Cruz do Sul desde a época de Colônia de Santa Cruz, assim como a influência da cultura francesa na organização da sede, como as heranças de arquitetura e planejamento de ruas, muito baseado no modelo de Paris. Quem ajuda a reconstruir a história neste episódio são os historiadores Jorge Luiz da Cunha e Mateus Skolaude, além do comunicador Pedro Thessing.
O primeiro episódio da série, lançado em janeiro, mostrou a chegada dos alemães ao Estado. Já o segundo, lançado em fevereiro, trouxe o início da colonização no Vale do Rio Pardo. No terceiro, divulgado em março, foi contado um pouco sobre a chegada dos migrantes a Santa Cruz do Sul, mais especificamente a localidade de Linha Santa Cruz. O quarto, lançado em abril, trouxe a importância da Praça Protásio Alves, ou Praça da Matriz, de Rio Pardo, como centro da economia e os negócios da época.
Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. O povo contribuiu com o desenvolvimento de muitas cidades no Brasil, em especial, a região de Santa Cruz do Sul, que cultua a tradição e dos costumes do povo alemão.
Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. As publicações são feitas através das redes sociais. Ao final, uma edição especial, em forma de documentário será editada.
Confira os episódios anteriores da série:
Episódio 1 – A chegada ao Rio Grande do Sul
Episódio 2 – A chegada ao Vale do Rio Pardo
Episódio 3 – A chegada em Linha Santa Cruz
Episódio 4 – Praça da Matriz, em Rio Pardo
Veja o quinto vídeo da série:
Notícias relacionadas
Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões
Números sorteados foram: 03 - 09 - 18 - 54 - 59 - 60
Alunos do curso Técnico em Informática do Senac recuperam computadores descartados e promovem inclusão digital
Máquinas serão destinadas a escolas municipais
Governo autoriza investimento de R$ 1,3 bilhão em rodovias do Bloco 2, no Vale do Taquari e Região Norte
Liberação do recurso ocorrerá via Funrigs e beneficiará a infraestrutura das regiões mais afetadas pelas enchentes
Dia da Consciência Negra: na Unisc técnicos-administrativos, professores e estudantes são destaques nas suas áreas de atuação
Colaboradores enxergam na universidade uma ferramenta de transformações em suas trajetórias de vida