Administrador da página do Instagram Emprego_SCS conta o que lhe motivou a criar perfil que é referência no RS
Para a maioria dos brasileiros, a conquista de um emprego é considerada uma das principais realizações pessoais. Mas, no caminho entre o desejo e a admissão, se encontram diversas barreiras que dificultam a empregabilidade.
Tendo sentido na pele a experiência do desemprego, o jovem santa-cruzense Henrique Joel Goecks, de 26 anos, decidiu arregaçar as mangas para facilitar a sua vida e a de outras pessoas. Segundo o jovem, durante a procura de emprego em 2019, percebeu que as vagas e oportunidades se encontravam em lugares muito diferentes. Assim, decidiu criar um perfil na rede social Instagram para colocar as vagas de trabalho da região em um local de fácil acesso.
A ideia deu tão certo, que em pouco tempo a página já tinha mais de 5 mil seguidores. “Às vezes é muito complicado a pessoa ficar indo até os lugares em busca de vagas ou até mesmo ficar procurando nas redes sociais. Depois de um tempo colocando os anúncios na página, isso tomou uma proporção muito grande, tanto é que hoje tenho cerca de 40 mil seguidores. Durante dois anos, praticamente fiz esse trabalho de divulgação de graça. Mas, depois decidi cobrar uma taxa das empresas para divulgar as oportunidades”, destaca o jovem, que afirma ter feito a página se tornar uma referência no Rio Grande do Sul, e uma das maiores desse segmento no Brasil.
Referência
Dessa forma, Henrique revela que atualmente as empresas ou pessoas interessadas em divulgar vagas entram em contato com ele, o que acredita ser fruto de um trabalho sério e responsável. Além da divulgação, o santa-cruzense realiza ajustes de currículos e é criador de conteúdos digitais. “Eu também faço vídeos para o YouTube. Então, o meu trabalho não é apenas compartilhar as vagas. Eu gravo vídeo, ensino e ajudo as pessoas a conseguirem o seu emprego. Mais de 950 pessoas já me avisaram que conseguiram um emprego pelo meu trabalho, mas eu acredito que passe de 1.000 pessoas, pois muitas pessoas também não me dão esse feedback”, explica o morador de Vera Cruz, que tem um canal no YouTube, chamado Papo Profissional.
Gratidão
Muito além de um trabalho que traga retorno financeiro, o jovem conta que se sente muito feliz ao ser reconhecido pelas pessoas, fato que lhe faz ter certeza de que está no caminho certo. “Meu sentimento é de gratidão, muitas pessoas me encontram na rua e agradecem pelo trabalho que eu faço. Eu fico bem feliz com o reconhecimento, tento passar uma imagem positiva. Encontrei uma profissão e ainda ajudo outras pessoas, espero seguir com isso para a vida toda, ajudando as pessoas a conseguirem trabalho”, finaliza.
Alguns casos fizeram Henrique se emocionar
Nestes três anos de trabalho, foram muitas histórias que chamaram a atenção de Henrique. A maioria delas foi destacada no perfil do Instagram e ganhou grande repercussão. No entanto, o jovem relata que a história que lhe marcou foi a de uma jovem mãe de primeira viagem, que estava desempregada há dois anos, e precisava arrumar um trabalho para sustentar seu filho. “Foi algo que me marcou muito, pois a moça tinha um filho de três meses e precisava de dinheiro para cuidar dele. Então, esses casos em que a pessoa precisa muito de um trabalho e consegue encontrar me deixam muito emocionado e realizado pelo trabalho que eu faço”, finaliza o jovem.
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min