Com data de eleições definidas, inicia junto às produtoras a busca por materiais sonoros
Por um futuro melhor. Por renovação. Por mais saúde, por mais educação. Até rimou e é assim que costuma ser. Os jingles são ferramentas poderosas em campanhas eleitorais. São pensados para que marquem na mente dos eleitores e se tornem um meio fácil de assimilação do nome e do número do candidato. Vale música de bandinha, de forró, sertanejo, gaúcha, o que quiser. O principal, destaca o produtor musical Daniel Schwengber, é que ganhe o coração das crianças. “Se a criança cantar, o jingle foi bem elaborado e terá efeito na campanha”, frisa.
Algumas palavras ou expressões aparecem com mais evidência. Mas tudo depende se o candidato disputa a proporcional ou a majoritária, se é novo na política ou busca reeleição e suas ideologias. “Um briefing bem feito é o começo de uma produção”, comenta Daniel, ao relatar que busca personalizar as letras para cada candidato. “Eu prefiro trabalhar com melodia própria e não realizar paródia. Mas, mesmo assim, é comum que um candidato tenha apreço por uma música e peça que essa seja a da sua campanha. A gente conversa e adapta”, pontua.
Para que um material seja eficaz, o refrão precisa ser marcante. “Palavras curtas ou um trocadilho funcionam bem”, sublinha Daniel, ao dizer que o texto da música precisa ter a “cara” do candidato. “Destacar se é identificado com o interior, com o bairro ou com a cidade. Qual é a sua bandeira, o que deve defender quando estiver no poder, entre outras coisas”, explica ele, que acumula centenas e centenas de jingles criados.
Atuando em campanhas eleitorais há praticamente 20 anos, Daniel produz de 50 a 60 jingles a cada nova eleição. “Isso me realiza. Eu gosto de produzir. Me faz bem”, ressalta o santa-cruzense, que já trabalha na formatação de jingles para este ano, mesmo que as eleições devam ser apenas em novembro. “Já estou produzindo materiais para Rio Branco, no Acre”, diz.
Conforme votação no Senado e na Câmara dos Deputados, o pleito municipal de 2020 deve acontecer nos dias 15 e 29 de novembro. Outras alterações também foram votadas e aprovadas nos últimos dias como o período de convenções partidárias e definição sobre coligações, que será de 31 de agosto a 16 de setembro, com registro de candidatura até 16 de setembro – mesma data que inicia a propaganda eleitoral.
AS PALAVRAS
Esperança. Avançar. Confiança. Fazer mais e tantas outras. Palavras e expressões que aparecem fortemente em jingles eleitorais. Segundo Daniel, em materiais para quem busca a reeleição é comum termos que mostrem que o Governo vem dando certo, que fez bem à população: no caminho certo, continuar crescendo, deixa o homem trabalhar, etc. Já quando se trata de candidato de oposição, o destaque fica para: renovação, nova política, chegou a hora, a esperança de volta, etc.
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