Amigo e colega político contou a trajetória do ex-prefeito em um livro
O legado de Arno Frantz deixa memórias não só em familiares como também em amigos. O jornalista, escritor e ex-vereador Benno Bernardo Kist, destaca o ex-prefeito de Santa Cruz do Sul, amigo e colega político, como o mais importante político santa-cruzense. “Ele era um ser político por essência. Vivia a política dia e noite, era da natureza dele. Ele gostava muito do contato com as pessoas e sempre que podia caminhava pelas ruas.” comenta.
De acordo com o escritor, com o auxílio do ex-prefeito, muita coisa pode ser realizada em prol das comunidades do interior. “Os distritos de Monte Alverne, Boa Vista e arredores tiveram atenção especial do Arno. Quando eu era vereador e com a ajuda dele e da esposa – Edeltraud Eggler – conseguimos construir a primeira creche pública municipal em um distrito. Essa foi uma marca entre tantas outras.” lembra.
Após o envolvimento em campanhas políticas, Arno Frantz foi eleito vereador, na década de 60. Depois da vida pública atuou no serviço de entidades e organizações de classe do município. O amigo e assessor direto, lembra ainda que apesar da importância dele, a simplicidade sempre foi uma de suas virtudes. “Ele era uma pessoa de fácil trato e muito simples. As pessoas se identificavam, além de ser bem humorado e muito conhecido. Por ser uma figura pública, algumas piadas e anedotas eram contadas usando o nome dele, mas muitas vezes não eram verdadeiras.” relembra.
O carisma de Arno Frantz, segundo Benno Bernardo Kist, fez com que ele se tornasse uma figura popular e reconhecida na comunidade. “Foi essa história que ele construiu, de dedicação total à política. Era uma pessoa realmente dedicada a comunidade, a população vinha sempre em primeiro lugar. Ele não enriqueceu com a política, trabalhava para melhorar a vida do povo e não a dele.” afirma.
O jornalista trabalhou com Arno Frantz em diversas oportunidades tanto nos mandados de prefeito como quando Frantz se elegeu deputado estadual. Kist lembra que o atual prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst, foi vice de Frantz em um dos mandados. Ele lembra também das obras imponentes executadas em Santa Cruz – Rodoviária, Avenida do Imigrante e Ginásio Poliesportivo, conhecido até hoje como “Arnão”. Apesar das filiações partidárias o jornalista deixa claro a importância do ex-prefeito para a cidade. “Até hoje, todas as pessoas, inclusive os próprios adversários políticos reconhecem ele – Arno –, como uma grande figura política e humana de Santa Cruz do Sul.” ressalta.
Vida
Filho de pai comerciante, Arno Frantz nasceu em 9 de agosto de 1922, na comunidade de Linha Schwerin – hoje Linha Andrade Neves –, no interior de Santa Cruz. Era o sétimo dos nove filhos do casal. Formou-se em 1941, no Curso Técnico em Contabilidade, após cinco anos de internato e atuou no Banco do Estado, em Ijuí. Trabalhou com o irmão, em Humaitá, no norte do Estado, e retornou para Santa Cruz durante a Segunda Guerra Mundial para trabalhar no comércio do pai em Linha Schwerin. Casou-se, em 1948, com Edeltraud Eggler filha de médico e residente em Rio Thal – hoje Monte Alverne. Os dois tiveram apenas uma filha – Else. Trabalhou como gerente na Caixa Estadual; foi eleito vereador na década de 60; prefeito pela primeira vez entre 1977 e 1982 e retornou ao executivo municipal entre 1989 e 1992, quando teve como vice, Telmo Kirt; e deputado estadual entre 1995 e 1999. Morreu nesta quinta-feira (12), aos 97 anos, em Santa Cruz do Sul.
Notícias relacionadas
Carreta do Senai vai oferecer cursos gratuitos de culinária em Candelária
Unidade móvel está instalada ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira
Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente será em dezembro
O evento está marcado para no próximo dia 6, na Unisc
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country