Perda é estimada em 70 mil quilos de uva. Agora, poda é realizada para que parte da produção seja colhida
Além das lavouras de tabaco, o granizo de segunda-feira, dia 24, causou mais prejuízos à agricultura de Vale do Sol. Na localidade de Linha Herval de Baixo, onde está localizado o primeiro projeto de vitivinicultura em maior escala implantado no município – as Videiras do Vale – as perdas chegaram a 70 mil quilos da fruta, de acordo com o proprietário, Valdomiro Persch. O produtor conta que foram 35 minutos de granizo, danificando a plantação, que seria colhida ainda antes do Natal. “Acionamos os técnicos e chegamos à conclusão que a saída seria uma intervenção drástica: poda geral. Estamos com uma equipe de 12 pessoas na realização desta poda verde”, explica. “A poda das plantas está ocorrendo com dois principais motivos. Um deles é visando a recuperação para ainda esta safra e o segundo e mais importante é garantir ramos fortes para a produção do ano que vem”, complementa.
Com o granizo do início da semana, a colheita da uva será adiada em pelo menos 45 dias, já que as plantas estavam recém brotadas e carregadas, segundo Persch. A estimativa do produtor é colher, a partir de meados de fevereiro, cerca de 40% daquilo que foi plantado. No momento dos ventos e do granizo, a funcionária Regina Teresinha Blank estava no local e conta que foram minutos de pavor. As pedras eram bem grandes. Deu para ver até no outro dia”, relata. Regina comenta ainda que nunca tinha visto tanto granizo.
Notícias relacionadas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas

Venâncio-airense Maidê Mahl se manifesta pela primeira vez nas redes sociais após ter sido encontrada desacordada em hotel
Atriz postou um vídeo e falou sobre o processo de recuperação

Pantano Grande amplia investimentos na saúde e busca inovação com telemedicina
Prefeito Mano Paganotto destacou investimentos e avanços no setor, que, segundo ele, exige atenção constante

Construção de casas para famílias afetadas pela enchente em Vera Cruz pode começar em breve
Dois terrenos já receberam terraplanagem e instalações elétricas e hidráulicas