O projeto foi apresentado aos membros e técnicos do ministério pela secretária municipal de Educação e Cultura
Santa Cruz do Sul terá uma escola adaptada para funcionar em tempo integral. Em busca de recursos para implementar o projeto, o prefeito Telmo Kirst esteve em audiência com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gastão Dias Vieira, e com a secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. O encontro, que ocorreu nessa quinta-feira (7), em Brasília, foi articulado pelo senador Lasier Martins.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Harmonia, situada no bairro Santa Vitória, uma das regiões de maior vulnerabilidade social do município, poderá ser a primeira em Santa Cruz do Sul a adotar esse modelo de ensino. Para viabilizar a proposta, será necessário requalificar e ampliar as salas de aula, além de construir novas estruturas.Também deverá haver um incremento em recursos humanos. Serão necessários, no mínimo, 32 novos profissionais.
O projeto foi apresentado aos membros e técnicos do ministério pela secretária municipal de Educação e Cultura, Jaqueline Marques de Souza. Segundo ela, a instituição de ensino atenderá em torno de mil crianças por um período de nove horas diárias.As adaptações incluem a construção de 19 salas novas, ateliês de música, de artes e de educação sustentável com laboratório de ciências, salas de informática e de ginástica e dança, espaço esportivo com piscina e vestiários, banheiros, além de melhorias na pista de atletismo e ampliação da cozinha e do refeitório.
Durante o encontro, o prefeito Telmo Kirst disse que a implantação de uma escola de tempo integral trata-se de um compromisso firmado com a comunidade santa-cruzense. “Queremos garantir para nossas crianças salas de aulas modernas, com laboratório, quadra, internet e biblioteca. Investir para qualidade na educação é nossa prioridade”, assegurou. Responsável por articular a audiência no Ministério da Educação, o senador Lasier Martins garantiu apoio para que o projeto saia logo do papel. “Esta é uma bandeira do meu partido e vou trabalhar junto com o prefeito Telmo e com a secretária Jaqueline para implantarmos uma escola de tempo integral em Santa Cruz do Sul. Quero, inclusive, destinar uma emenda para auxiliar na concretização dessa obra”.
Segundo Jaqueline, a permanência dos alunos por mais tempo na escola reforça os vínculos entre a comunidade e a instituição de ensino. “Uma escola de tempo integral promove no aluno, no corpo docente e na comunidade, um sentimento de pertencimento e contribui para a disseminação de uma cultura de paz”, defendeu. Ela acredita ainda que o acesso de crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade social, a atividades diversificadas, como esportes, artes e cultura de modo geral, e a oferta de uma alimentação adequada, são ações que reduzem as desigualdades sociais. “Se quisermos um mundo novo, a educação tem que ser prioridade”.
A adoção do modelo também atende as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE), como a de ofertar educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. As intervenções devem começar em 2017 e serão viabilizadas com recursos de operação de crédito, emendas parlamentares, recursos próprios do município e repasses do Ministério da Educação. O investimento total é estimado em R$ 3,5 milhões. Agora, o projeto arquitetônico será encaminhado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Notícias relacionadas

Biblioteca Caá Yari recebe primeira remessa de livros após inclusão no SNBP
A inserção permite que o espaço se beneficie de recursos e políticas públicas do Governo Federal voltadas para a melhoria dos seus serviços

Ana Nery prorroga contrato de gestão de dois hospitais da Região Metropolitana
Contratos foram renovados pela Secretaria Estadual da Saúde por mais cinco anos

Centro de Transição Animal de Venâncio Aires passa a contar com responsável técnico
Medida garante um atendimento mais qualificado às demandas de saúde e bem-estar animal no município

Usuários relatam sinal 5G da Vivo em Santa Cruz
Segundo a Administração Municipal, a legislação das antenas de celular é antiga, o que está atrasando o processo de instalação da tecnologia