Medida garante um atendimento mais qualificado às demandas de saúde e bem-estar animal no município
A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal, anuncia profissional que atuará como responsável técnico do Centro de Transição Animal (CT – Animal). A medida visa otimizar os recursos técnicos disponíveis e garantir um atendimento ainda mais qualificado às demandas de saúde e bem-estar animal no município.
Eduardo da Silva Cunha é médico-veterinário e já realiza atividades no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Com sólida formação e experiência nas áreas de inspeção, sanidade animal e políticas públicas, o profissional já atua no município desenvolvendo um trabalho comprometido com a segurança alimentar e a qualidade dos produtos de origem animal, principalmente em abate e de agroindústrias. Agora, com a nova atribuição, ele também será o responsável técnico pelo acompanhamento dos procedimentos, protocolos sanitários e bem-estar dos animais acolhidos temporariamente no CT Animal.
“A minha expectativa inicial é de conhecer as condições do CT atualmente, e de como funcionam os atendimentos. Vou diagnosticar e ter conhecimento da situação dos animais que estão lá e como está sendo os tratamentos, e a capacidade do local. A partir disso, montar protocolos padrões de operação e detalhar para termos um critério sanitário adequado e de acordo com a legislação”, destaca.
O Centro de Transição Animal é uma estrutura mantida pela Prefeitura que realiza o acolhimento provisório de animais em situação de risco, abandono ou maus-tratos. No local, os animais recebem os cuidados necessários — incluindo atendimento veterinário, alimentação e abrigo seguro — até que possam ser encaminhados à adoção responsável. Além da atuação direta no cuidado aos animais, o responsável técnico também contribuirá na organização de feiras de adoção, ações de castração, controle populacional e orientações à comunidade sobre guarda responsável.
Segundo o secretário da pasta, Gustavo Von Helden, a decisão visa fortalecer as ações integradas de saúde pública e proteção animal no município. “A presença de um responsável técnico que já conhece a realidade local e que atua com sensibilidade e conhecimento técnico fortalece a política pública que estamos desenvolvendo. O CT Animal, agora com esse acompanhamento mais próximo, tende a evoluir ainda mais em qualidade e eficiência. Tínhamos a necessidade da contratação de um responsável técnico para o CT e, com essa contratação, o Dr. Eduardo nos dará segurança e agilidade aos procedimentos”, explica.
Notícias relacionadas

Caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul é alerta para a necessidade da vacinação
Paciente é morador da Capital, que retornou de viagem dos Estados Unidos, e não possui comprovação vacinal

Representantes da Corsan e vice-prefeito vistoriam obras de expansão da rede de esgoto
O grupo percorreu as ruas dos bairros Santo Inácio e Verena

Crianças de projeto social recebem prefeito com música e dança em Rio Pardinho
No local, 60 crianças e adolescentes da localidade são atendidas de segunda a quarta-feira, no turno inverso ao da escola

Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda de Santa Cruz promove galeto solidário
Ação é em prol de Melissa da Rosa Oliveira de Assis, que foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda tipo B