Geral

Um ano depois, a reconstrução

10 de agosto de 2018
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Após incêndio destruir depósito de fumo em 2017, cenário em 2018 é diferente

    Há cerca de um ano, na noite de sábado 12 de agosto, os santa-cruzenses acompanhavam com apreensão a notícia de que um incêndio de grandes proporções destruía um pavilhão utilizado para armazenamento de tabaco, localizado à margem da BR-471, no Distrito Industrial. O sinistro, ocasionado por um raio e apontado pelos bombeiros como o maior incêndio da história de Santa Cruz, com um trabalho de controle das chamas que durou mais de 10 horas de trabalho ininterrupto de corporaçãoes de Santa Cruz, Vera Cruz e Rio Pardo, não deixou feridos, mas botou abaixo uma estrutura de 33 mil metros quadrados, pertecente à empresa Kopp, na época alugada pela Universal Leaf Tabacos.

    Porém, passado um ano do incêndio, o mesmo local vive a reconstrução, deixando totalmente de lado as marcas daquilo que um dia foi destruído. Com recursos próprios, em um investimento que iniciou em fevereiro deste ano, a Kopp Construções já ergueu boa parte da nova estrutura, que chama atenção de quem passa pela BR-471. Com um espaço maior, de 33.300 m², o moderno prédio será dividido em três módulos de 11.100m². Na primeira etapa serão construídos dois dos três módulos, totalizando 22.200 m². A expectativa inicial para entrega da obra, estimada para março de 2019, deve ser superada devido à força tarefa empregada nos serviços.

    Conforme o engenheiro responsável pela obra, Thiago Kothe, o projeto atual será modelo em prevenção contra incêndio, considerando principalmente módulos compartimentados e sistema de hidrantes sprinklers, dentre outros vários modernos recursos que minimizam riscos de propagação de incêndio. A estrutura antiga era adequada às necessidades do ano em que foi construída, em 2002.

    De acordo com a empresa Kopp, o novo prédio deve novamente ser alugado pela fumageira Universal Leaf Tabacos. A reportagem do Portal Arauto entrou em contato com a direção da Universal, que não confirmou o aluguel da nova estrutura e declarou que não se manifestará sobre o incêndio por se tratar de um fato passado.

    Relembre as reportagens produzidas sobre o tema:

    Incêndio consome metade do depósito no Distrito Industrial

    Após mais de 10 horas, fogo em depósito de fumageira é controlado

    "A fumaça me expulsou de casa", conta morador do Distrito Industrial

    Descarga elétrica causou incêndio em depósito de fumo da Universal, aponta perícia

     

     

    Notícias relacionadas

    Vídeos curtos