AÇÕES

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz

Publicado em: 18 de abril de 2025 às 14:00
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Nícolas da Silva/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

    O secretário de Cultura e Economia Criativa de Santa Cruz do Sul, Douglas Albers, fez um balanço positivo dos primeiros 100 dias à frente da pasta. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, ele revelou que o período tem sido marcado por execução de ações previstas no plano de governo e o fortalecimento do trabalho em equipe, sempre alinhado às diretrizes da Administração Municipal.

    “Graças a uma equipe muito boa que a gente tem dentro da Secretaria da Cultura, e graças àquilo que o prefeito sempre nos pede, para tirar do papel, não simplesmente deixar o plano de governo lá engavetado e não fazer aquilo que a gente propôs em época de eleição”, destacou.

    O titular da pasta afirmou que 14 dos 15 itens previstos no plano de governo já estão em andamento. A exceção é o teatro municipal, projeto que demanda maior investimento e segue em fase de estudo e busca por recursos. A estrutura seria abrigada no prédio do antigo Fórum da cidade, localizado na esquina das ruas Borges de Medeiros e Tenente Coronel Brito, atrás da Praça da Bandeira.

    Entre os principais trabalhos organizados pela secretaria, Albers ressaltou a mudança do local do desfile de Carnaval, que passou da Rua Marechal Floriano para a Rua Galvão Costa, em frente ao Parque da Oktoberfest. Segundo o secretário, a alteração atendeu a um antigo pedido da Associação das Entidades Carnavalescas e foi considerada um acerto tanto pelo maior público quanto pela segurança do evento. “A gente vê que a gente acertou quando a gente fez essa troca. Prova disso foi o grande número de pessoas que nós tivemos aqui na Galvão Costa”. A decisão deve ser mantida em 2026, com planejamento ainda mais amplo.

    Ainda, o titular da pasta mencionou o sucesso da 1ª Feira de Artesanato e Economia Criativa, que reuniu artesãos de todo o município na Praça da Bandeira. A segunda edição, que estava programada para acontecer no domingo (13), foi cancelada devido ao mau tempo, porém, 90 expositores já estavam inscritos para participar do evento, que deve ter nova data anunciada em breve.

    Ouça a entrevista completa: