Trincas, canais e pontes estão sendo reparados pela Secretaria de Obras; veja detalhes
Após as enchentes que atingiram a região no ano passado, especialmente a de maio de 2024, a Secretaria de Obras e Infraestrutura tem trabalhado na recuperação de áreas afetadas em Santa Cruz do Sul. Foram realizados reparos em estradas, pontes e sistemas de drenagem, com foco nos bairros Belvedere e Várzea, além do interior do município.
No bairro Belvedere, foram seladas trincas no asfalto e no talude, além de residências. Uma nova canalização foi instalada para resolver o problema de entupimento que impedia a drenagem adequada da água. As bocas de lobo foram ampliadas e refeitas.
Já no bairro Várzea, localidade que sofre constantemente com inundações, os trabalhos concentraram-se na desobstrução de canais e canos entupidos. Em relação à prevenção de novas enchentes, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, o Carlão, destacou que a participação da comunidade tem sido fundamental na mitigação dos problemas de alagamentos, por meio da colocação de taipas para conter a água na Praia dos Folgados. “Isso é uma questão histórica [enchente na Várzea], mas tem como minimizar. E a participação dos moradores tem sido bastante importante também”, salientou em entrevista à Arauto News 89,9 FM.
Outro ponto da cidade severamente atingido é o interior, onde diversas pontes foram danificadas pelas enchentes. Dessas, algumas estão com limitação de peso para o tráfego de veículos e outras foram recuperadas pela pasta. Conforme Carlão, a ponte antiga do Rio Pardinho precisou ser interditada após a constatação de seu comprometimento estrutural. A secretaria aguarda o laudo de uma empresa especializada para avaliar a situação e definir as medidas necessárias para sua recuperação. O secretário também destacou a necessidade de substituir gradativamente as pontes de madeira por galerias de concreto no interior do município, devido à sua maior durabilidade e segurança.
Notícias relacionadas

Programa que oferta bolsas de estudo no exterior a negros tem inscrição até dia 30
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes

Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
Registro é voluntário e gratuito

Carreata e Festa de Ogum em homenagem a São Jorge ocorrerão no próximo sábado
Evento iniciará na Rua Cambará, nº 530, no Bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul

“Papa Francisco clamava muito por parar com as armas e viver o amor”, afirma padre da Diocese de Santa Cruz
Padre Roque Hammes destacou contribuições do papa Francisco para a igreja católica