Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços
Após uma série de questionamentos, a presença de animais em clínicas e residências geriátricas de Santa Cruz do Sul volta ao centro do debate. A Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir, de forma regulamentada, a permanência de cães e gatos nesses espaços.
O movimento ocorre após a Vigilância Sanitária determinar, no início deste ano, a proibição da presença de animais em instituições de longa permanência para idosos. A medida, baseada na legislação vigente, gerou desconforto entre proprietários de estabelecimentos e familiares, além de idosos que relataram os benefícios da convivência com os animais.
A atual secretária de Bem-Estar Animal, Bruna Molz (Republicanos), ainda enquanto vereadora, havia apresentado um projeto de lei para revogar um artigo da norma municipal de 2014. O trecho em questão proíbe a permanência de animais em diversos espaços públicos e privados de uso coletivo, como escolas, estabelecimentos de saúde, clubes, feiras e similares.
No entanto, alguns parlamentares avaliam que a simples revogação do artigo poderia abrir precedentes amplos demais e permitir a entrada irrestrita de animais em espaços nos quais a presença possa gerar conflitos ou riscos sanitários. A proposta agora é construir uma nova legislação de forma conjunta, com participação do Executivo e do Legislativo.
Notícias relacionadas

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão

Nova lei em Santa Cruz quer garantir desconto para idosos no estacionamento rotativo
Projeto foi protocolado pelo vereador Professor Cleber na Câmara de Vereadores; entenda