Empresas instaladas no Gauten Hub Tecnólogico podem auxiliar na gestão da prefeitura
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul pretende fortalecer sua relação com startups e ampliar o fomento à inovação por meio do Gauten Hub Tecnólogico. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Leonel Garibaldi, explicou que o espaço no Distrito Industrial oferece estrutura física para instalação de empreendimentos interessados em desenvolver soluções inovadoras.
Segundo o titular da pasta, atualmente, o local abriga 16 empresas, que, juntas, faturaram cerca de R$ 10 milhões apenas em 2024. O espaço tem se tornado referência, com empresas premiadas em nível internacional. “Esse é o primeiro fomento que nós estamos estruturados para desenvolver no município. Ter o espaço físico sendo direcionado para quem tem uma iniciativa como uma startup, como uma solução inovadora”, disse.
Além do apoio aos empreendimentos, o município também busca incorporar inovação à gestão pública. Representantes da secretaria participaram recentemente do evento Smart City, em Curitiba, onde conheceram tecnologias GovTech — voltadas a soluções para o setor público. “A gente observa o quanto Santa Cruz do Sul, nesse sentido, está atrasado. O quanto a gente precisa avançar para que nós tenhamos as melhores entregas para o cidadão e, logicamente, as melhores formas de gerir o município, que não passa de uma grande empresa, talvez a maior empresa de Santa Cruz do Sul”, destacou.
Ainda, Garibaldi afirmou que iniciativas voltadas à modernização da gestão já constam no plano de governo da atual administração, liderada por Sérgio Moraes e Alex Knak, e devem ser colocadas em prática nos próximos meses. “É importante que se tenha as melhores ferramentas para se ter a melhor gestão. Isso também passa pela inovação, e nós estamos buscando auxiliar nesse sentido. Já teve algumas secretarias que conversaram conosco sobre buscar algumas soluções específicas. Entretanto, nós entendemos que já existem empresas que atuam de uma forma geral para auxiliar toda a prefeitura municipal”, concluiu.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Projeto de porto seco em Santa Cruz é debatido há quase duas décadas
Empresário Flávio Haas participou do lançamento da proposta em 25 de abril de 2008

Mor realiza Feirão de Empregos com mais de cem vagas
Empresa oferece turno 3x3, com três dias consecutivos de trabalho seguidos por três dias de descanso

Santa Cruz planeja novo estudo para criação de porto seco regional
Plataforma logística permitiria que operações como pesagem e desembaraço aduaneiro fossem realizadas no próprio município

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação busca aproximar poder público do setor empresarial
Em entrevista à Arauto News, secretário Leonal Garibaldi fez um balanço dos primeiros 100 dias de gestão