Parte importante da composição dos trabalhadores vinculados ao Sindicato; reajuste para os trabalhadores de todas as empresas negociadas ficou acima do índice de inflação, com ganho real e avanços em cláusulas sociais
A negociação coletiva dos trabalhadores do segmento alimentação está concluída, abrangendo os profissionais empregados em indústrias alimentícias, frigoríficos e padarias de Santa Cruz do Sul. A pauta, coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Novo Stifa), não inclui os trabalhadores nas empresas do segmento tabaco, contemplando os profissionais que têm como data-base o período negocial de novembro de 2024 a fevereiro de 2025, impactando em mais de dois mil profissionais que atuam nestes setores.
Conforme o presidente interino do Novo Stifa, Éder Rodrigues, todo o processo se deu de forma tranquila, baseado na negociação e diálogo de alto nível junto às empresas. “São muitas empresas e uma quantidade importante de trabalhadores vinculados a elas, e assim como no setor tabaco, representamos todos eles. Após a negociação encerrada, podemos destacar que ela foi conduzida de forma profissional, tanto pelo Novo Stifa, quanto pelas empresas que fazem parte deste segmento”, avalia.
A data-base da categoria alimentação – que engloba os diversos segmentos industriais da área – é diferente para cada indústria. O processo teve início em novembro de 2024 até fevereiro desde ano, sendo finalizado no mês de abril. Além do reajuste no rendimento em dinheiro, com o repasse integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado, que varia de acordo com o mês negocial, o reajuste contempla ainda cláusulas sociais, como vale-refeição e outros benefícios financeiros, negociados de maneira individual com cada empresa. “Podemos considerar que toda negociação se deu dentro das expectativas do Novo Stifa, com a realização de acordos e reajustes permeados pelo diálogo e o respeito, especialmente aos trabalhadores, para os quais, conquistamos avanços em todas as empresas. A avaliação da direção do Novo Stifa é muito positiva”, reforça o presidente interino.
Com o acordo finalizado no último dia 1º de abril – junto à empresa Germani Alimentos – todos os trabalhadores do grupo alimentação, que têm como referência o Novo Stifa, estão com o processo de convenções e acordos coletivos finalizados para o ano de 2025. “É muito importante para o trabalhador, que aguarda com ansiedade este período, estar com seus direitos assegurados, a partir de uma negociação séria e profissional realizada por nossas equipes”, complementa Rodrigues.
Leia também
Ampliação de horário
O Novo Stifa ampliou o horário de atendimento aos associados, assim como para a comunidade em geral, que utiliza os serviços na área da saúde e bem-estar social. O novo horário de atendimento é, de segunda à sexta-feira, das 7h30min ao meio-dia e das 13 horas às 18 horas. “Esta ação faz parte da nova política do sindicato, que visa estar cada vez mais perto do trabalhador, proporcionando mais tempo de atendimento em nossos consultórios. A ampliação de horário era uma reivindicação de nossos associados, atendida de pronto pela atual gestão”, frisa o presidente interino, Éder Rodrigues.
Notícias relacionadas

Pantano Grande amplia investimentos na saúde e busca inovação com telemedicina
Prefeito Mano Paganotto destacou investimentos e avanços no setor, que, segundo ele, exige atenção constante

Construção de casas para famílias afetadas pela enchente em Vera Cruz pode começar em breve
Dois terrenos já receberam terraplanagem e instalações elétricas e hidráulicas

FOTOS: Espetáculo da Paixão de Cristo emociona público em Rio Pardo
Evento integrou a programação da Sexta-feira Santa da cidade

FOTOS: Parque da Cruz celebra Caminhada da Paixão de Cristo
Percurso teve início em frente à Catedral São João Batista