Campanha de imunização começou no dia 1º de abril, antecipando o calendário nacional que começou oficialmente nesta segunda-feira
A procura pela vacina contra a gripe está baixa em Santa Cruz do Sul. A informação foi revelada pelo coordenador do Setor de Imunizações do município, Roger Peres, em entrevista à Arauto News 89,9 FM. A campanha de imunização começou no dia 1º de abril, antecipando o calendário nacional que começou oficialmente nesta segunda-feira (7).
A baixa procura por vacinas é uma tendência observada nos últimos anos, tanto em nível municipal quanto estadual e federal. As metas de vacinação propostas pelo Ministério da Saúde, de 90% para os públicos prioritários, não têm sido alcançadas. “A gente sempre faz o apelo, para que todos aqueles que pertencem aos grupos prioritários da vacinação e depois outras áreas procurem a vacinação contra a influenza. Nós temos o produto, é gratuito. As equipes estão prontas, treinadas para receber as pessoas, mas precisamos que a procura seja maior”, frisou.
Outra questão relembrada por Peres foi em relação à baixa adesão ainda na campanha contra a influenza do ano passado, com cobertura vacinal entre crianças e idosos alcançando apenas 53% em ambos os grupos. Em 2022, teve uma pequena melhora, chegando a 68% do público-alvo vacinado. “Nos preocupa esse número e por isso a gente busca sempre fazer o esforço para que o produto esteja disponível nas unidades o quanto antes”, salientou.
A vacinação contra a gripe está em andamento nas unidades de saúde do município. Idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos até 42 dias pós-parto) e crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias estão entre os grupos prioritários para receber o imunizante.
Notícias relacionadas

Formação continuada do Cremers capacita turma de médicos em Santa Cruz
Curso foi realizado no último fim de semana

Obra soluciona alagamentos em rua do bairro Faxinal Menino Deus
Intervenção na Hermes da Fonseca deve encerrar anos de prejuízos causados após chuvas fortes

Venâncio Aires realiza nova ação de vacinação contra a gripe; saiba mais
Em iniciativa realizada no último sábado, mais de 200 doses foram aplicadas em pessoas que integram os grupos prioritários

Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva
Aplicação está autorizada na população acima de 18 anos