Implantação da rede coletora e dos ramais prediais irá começar pela Rua Horizontina, na esquina com a Rua Cuiabá
A Corsan iniciou nesta quarta-feira (2), no Bairro Higienópolis, em Santa Cruz do Sul, a expansão do sistema de esgotamento sanitário na região. A implantação da rede coletora e dos ramais prediais irá começar pela Rua Horizontina, na esquina com a Rua Cuiabá. Serão construídos 6,7 mil metros de canalização e 350 ramais domiciliares, que vão beneficiar cerca de 1,4 mil pessoas. O projeto tem investimento aproximado de R$ 2,2 milhões.
As obras vão ocorrer nas ruas Horizontina, Cuiabá, Martin Luther, Egon Knak, Irmão Danilo, Niterói, Ernesto Carlos Iserhard, Santiago, Vereador Henry Antonio Werner e Capitão Pedro Werlang. O trânsito poderá ter alterações durante os serviços.
Além do Bairro Higienópolis, o esgotamento sanitário está sendo ampliado nos bairros Santa Vitória, Santo Inácio, Jardim Europa, Avenida, Goiás, Universitário e Pedreira.
Leia também
Reunião com moradores
As equipes de responsabilidade social e de engenharia da Corsan realizaram uma reunião online do Programa Afluentes com os moradores do bairro Higienópolis no dia 26 de março. O encontro teve como objetivo informar a população sobre as obras e esclarecer dúvidas. O programa é desenvolvido pela Corsan para aproximar a Companhia das comunidades.
Os participantes receberam explicações sobre os procedimentos que devem ser tomados e os prazos para interligação às novas redes de esgoto depois que elas forem concluídas. Uma equipe do Trabalho Técnico e Social da Corsan já havia visitado anteriormente as casas que ficam nas ruas por onde vão passar as obras para prestar esclarecimentos sobre a expansão do sistema de esgotamento sanitário.
Universalização do saneamento
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Notícias relacionadas

Moradores relatam danos causados por obra em condomínio no Bairro Esmeralda
Reunião com o prefeito Sérgio Moraes ocorreu nesta quinta-feira

Prefeitura de Rio Pardo envia oito propostas para o Novo PAC Seleções
O Governo Federal tem 180 dias para analisar os itens

Obras do Viaduto do Arroio Grande bloqueiam trânsito nesta sexta-feira
Prefeitura divulgou rotas alternativas; confira

Prefeitura de Santa Cruz retoma discussões para assumir área do Daer
Administração Municipal avalia as contrapartidas exigidas pelo Governo do Estado para a transferência do terreno